[Mac-BR] Rede Mac e Backup

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Setembro 29 11:02:34 PDT 2009

On Sep 29, 2009, at 2:57 PM, Carlos Madureira wrote:

> MJ, obrigado pelas explicacoes.
>
> Claro, G4 e G5 sao PowerMac, isso?

Isso.

> 1) Ok, espelhamento entao fica traquilo, basta substituir em caso de
> falha.

Isso

> 2) No caso de eu usar um G5 com 3 HDs, 2 HDs de 500Gb em Raid1 e um
> terceiro de 1Tera com duas particoes, voce acha arriscado esta
> solucao? Este HD de 1Tera particionado seria o becape, e eu usaria
> duas particoes apenas para ter 2 copias do becape. Em caso de
> problema em 1 particao teria a outra.

Olhe meu outro e-mail. G5 so suportam (sem gambiarra) 2 HD's internos.
E 2 particoes em um mesmo HD, como segurança, e' o mesmo que nada.

> 3) Outra pergunta: A diferenca entre os HD SATA e um IDE seria em
> performance? Nesta "engenharia" que eu estou pensando, um G4 MDD
> seria mais seguro por ter 4 HDs? Soh seria mais 'lento'?

HS's ATA (IDE) são um produto, praticamente, descontinuado.  Os SATA
sao mais rapidos - a conexao com eles, os HD's sao basicamente os
mesmos, o que muda e' a forma de se comunicar com eles - , mais
baratos, e estao disponiveis em tamanhos maiores. O maior ATA facil de
encontrar tem 500 Giga. Ha SATA de ate 2 giga e crescendo.

abraco,

mj