[Mac-BR] Tem algo fazendo meu iMac travar!

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Abril 12 05:28:53 PDT 2010

On Apr 12, 2010, at 9:20 AM, Esther Lobato wrote:

> Gentem,
>
> Pela segunda vez em dois dias meu iMac Core 2 Duo 20" com 4 GB de RAM rodando Snow Leopard 10.6.3 travou geral. Só o mouse continuava funcionando, mas sem responder a nenhum clique. Nas duas vezes, só saí do travamento forçando o desligamento da máquina.
>
> O que estava aberto no momento do último travamento:
>
> - Thunderbird
> - Safari
> - Chrome
> - Firefox
> - iTunes
> - MS Messenger
> [...]

Esther,

Se o seu mouse se move, o seu mac nao "travou". Provavelmente um ou mais processos tomaram posse da interface grafica, que para de responder. Processos sao ou programas sem inteface grafica ou "trechos" de programas com interface grafica, ate mesmo o Finder.

Como detectar que processo? E' simples, mas trabalhoso. Antes de mais nada abra o programa Console. Ele mostra todas as mensagens do sistema. Em segundo lugar o Activity Monitor/Monitor de Atividade. Escolha All Processes (nao apenas os seus) e clique no nome da coluna CPU duas vezes. Deste modo o processo que mais usa CPU ficara no topo da lista.

Em segundo lugar: paciencia! Eventualmente este processo "devorador" termina por si so, e a maquina volta a responder. Pode demorar 10, 15 minutos, mas acaba. Desligar o Mac `a força não é boa idéia.

Alem dos programas descritos voce tinha tambem grade chance de ter aberto o plugin do Flash, que e' o Mal encarnado, e o X11, para que o Gimp rodasse.

Voce usa Time Machine? Ele e' outro programa/processo capaz de tornar a interface grafica "surda" a cliques por muitos minutos.

Comece a pesquisar. Deve ser software, nao hardware, e as autorizadas nao lidam com software de terceiros.

abraco,