[Mac-BR] Fwd: bateria macbook pro

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Abril 27 19:01:27 PDT 2010

On Apr 27, 2010, at 9:15 PM, Fargas wrote:

Flavio,

> Eu sei que a pergunta nao e' exatamente sobre isso, mas achei legal falar da minha experiencia com bateria de macbook.
> - - -
> Quando comprei o meu, dois anos atras, levei um susto quando vi que a bateria durava muito pouco.
> O conselho inicial que tive na epoca, de um tecnico de Mac, era esgotar a bateria toda antes de dar outra carga.
> E nao usar o macbook plugado na energia nunca.

Duas besteiras. O tecnico e' com apas. Grandes.

> Mas depois, pesquisando no forum do site da Apple descobri que nao era nada disso.

Ainda bem!

> A gente pode trabalhar plugado, sempre que possivel, e deve fazer a calibragem a cada dois meses.

Isso! Na verdade voce _deve_ trabalhar plugado, porque o MacBook fica mais rapido.

> Faz dois anos que tenho meu macbook e a bateria esta' apenas no seu 41º ciclo. Em otimo estado.
> Se tivesse feito o que o tecnico me disse quando comprei a maquina, provavelmente ja' teria trocado de bateria umas duas vezes, ja' que a vida util e' de cerca de 300 ciclos.

Na vida real é maior. As baterias aguentam uns 400 ciclos.

> - - -
> Para quem quiser saber mais estou reproduzindo a seguir a conversa que tive no forum, e a maneira de calibrar a bateria, retirada dio site da Apple.
> (me desculpem se isso for muito obvio para esta lista):
> - - -

Nao e' obvio, pelo contrario, mas vou traduzir, porque ajuda (mas dá trabalho, confesso que não faço):

Calibre a bateria do seu MacBook ou MacBook Por acada mes ou dois para manter a bateria funcionando no máximo da sua capacidade:

1- conecte a fonte MagSafe no seu MacBook ou MacBook Pro e carregue a sua bateria ate que a luz no conector fique verde e o icone da bateria na barra de menus indique a bateria está plenamente carregada.
2 - deixe a bateria ficar no estado de carga total por duas horas ou mais. Você pode usar o computador durante este intervalo desde que você mantenha a fonte ligada.
3 - desconecte a fonte com o computador ligado e comece a usar a bateria. Quando a bateria começar a ficar fraca, você virá um alerta na tela.
4 - Continue mantendo o seu computador ligado até que entre em sleep. Salve o seu trabalho e feche todos os aplicativos quando a bateria ficar fraca e antes que o computador entre em sleep.
5 - Desligue o computador ou deixe ele em sleep por cinco horas ou mais.
6 - Reconecte a fonte e deixe-a conecta até a bateria estar plenamente carregada. Você pode usar seu computador enquanto isso.

Repita o processo de calibragem a cada mes ou dois. Se você usa o seu MacBook (ou Pro) raramente, e' melhor recalibrar a bateria ao menos uma vez por mes.

E, finalmente, nao deixe seu mac portatil ligado na tomada dia e noite. A bateria perde a capacidade de manter carga em alguns meses. Se nao puder recalibrar ao menos faça um ciclo de carga - descarga e carga completa - uma vez por mês.

abraco,