[Mac-BR] Iphone 3GS com iOS4.x na Oi não recebe fotos MMS direito

Bruno Castro Gouveia brunomacintosh em terra.com.br
Domingo Agosto 15 18:04:49 PDT 2010

Gente, meu iPhone 3GS funcionava bem até a versão 4.0. tenho Oi Conta Total e dois iPhones (meu e de minha mulher). Uso muito o envio de MMS pois temos um filho de 2 anos e gostamos de trocar fotos dele quando um de nós está fora de casa.

Foi então que percebi este problema. Ela começou reclamando que minhas fotos estava chegando "embaçadas". Achei estranho e tive que ver em seu iPhone que realmente a resolução era muito pior do que eu havia mandado. Ela então me enviou uma foto e vi que o problema também acontecia comigo!

Fiz mais testes. Mandei fotos para amigos que não usavam iPhone. Eles receberam a foto bem. Mandei para um que tinha iPhone da Claro. Ele recebeu bem. Eles tentavam me enviar fotos. Os que eram da Oi chegavam bom baixa resolução. Os que eram da vivo chegavam pela metade (o resto da foto vinha cinza ou distorcido com pixels).

No meu caso e de minha mulher então, era o pior de dois mundos. Pois ambos enviavam boas fotos mas sempre recebia sem resolução

Liguei para a Oi para tentar solucionar o caso. Claro (sem trocadilhos) que foi uma novela. No entanto, num ponto eles tinham razão numa coisa: não era possivel reconfigurar o celular para recebimento de MMS "na unha" com os proxies e tudo mais pelo simples motivo de não termos este recurso disponível no iPhone. Por outro lado, as autorizadas se recusavam a receber, até porque não sei se eles também estavam a par de uma configuração assim.

Meu diagnóstico: Quando tiro uma foto e envio para um celular qualquer, a foto e o thumbnail (aquele icone com a miniatura da foto ) seguem para um servidor da Oi que redireciona para o remetente. No entanto, para os iPhones da Oi, apenas a thumbnail é enviada, daí a baixa resolução.

é um caso muito estranho e específico. Você tem que ter um iPhone da Oi , rodando iOS4 e usar este recurso para perceber o que estou dizendo. No entanto, estou escrevendo aqui acreditando que este problema não é só meu.

O que sei e fiz:
- não creio ser do aparelho, pois aconteceu com o meu e o da minha mulher
- acho que pode ser do sistema. Fiz a atualização para 4.0.1 e nada mudou. Idem para o 4.0.2.
- não testei ainda uma coisa: encontrar alguém que tenha um iPhone desbloqueado de outra operadora. Trocando nossos chips e fazendo o envio da foto poderia comprovar se há um problema no aparelho e/ou sistema operacional ou se é falha do servidor da Oi.
- também não experimentei o downgrade para OS3, pelo trabalho que daria. E faço uso constante de meu celular
- não tenho como configurar o mms manualmente pois o iPhone não me dá este recurso
- encontrei uma pessoa que usa iPhone da Oi com o OS3. Trocamos MMS. Ela recebeu bem a foto. Eu não. Acho que tem a ver com o OS4.

minha tese é de que a Oi usava um protocolo para envio de MMS pro iPhone que agora mudou no iOS4. Ela continua mandando da mesma forma mas o iPhone com OS4 pega o thumbnail e não a foto em si, daí a baixa qualidade do que recebo. Isto poderia ser resolvido pelo suporte Oi mas o iPhone não permite o acesso a estas configurações (o SonyEricson, por exemplo, permite).

Se alguém tiver o mesmo problema ou souber algo que possa resolvê-lo…

abraços

Bruno Gouveia