[Mac-BR] Melhor programa para rodar windows applications no Mac

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Dezembro 6 03:15:51 PST 2010

Entrando na conversa ainda que atrasado.

O Parallels 6.0 ja e' bastante rapido (nao testei a versao mais recente do VMWare e Virtual Box). O inconveniente e' que a velocidade e'  obtida em troca do sacrificio do Mac OS e seus aplicativos. Ha uma preferencia em que se escolhe isso: se o Parallels esta ativo, quem "ganha". E devora RAM. Se voce tem RAM 'de menos" ele cria um monte de arquivos em /var/vm (memoria virtual) e a sua maquina fica lentissima. Um restar resolve.

O Boot Campo, com certeza e' mais rapido. Mas depende de um restart, o que toma tempo.

Que eu saiba o Boot Camp _nao_ pode ser baixado desde o lancamento oficial do 10.5/Leopard, quando deixou de ser beta. Ele existia como aplicativo stand alone, mas agora vem dentro da pasta /Applications/Utilities, como Boot Camp Assistant. Ele e' auto-explicativo. Bastar ter espaco liver no HD e um CD/DVD de instalacao do Windows.

Um unico senao - importante - nao se pode usar CD's DVD's de maquinas que auto-inserem o numero de serie e configuracao, porque o sistema nao "buta' depois da instalacao. Se dentro do disco de instalacao na pasta \i386\ existir um arquivo winnt.sif, (que e' um txt), o disco nao pode ser usado.

Para quem quer uma solucao "sem WIndows", existe o Wine e o Crossover, a versao comercial do Wine. O Wine e' uma recompilacao de bibliotecas do Windows para varios OS's, que utiliza o gerenciador de janelas X11, normal a todos os Unixes e Unix-likes, e que vem instalado no Mac OS. Nem tudo funciona. Estes dias precisei de um gerenciador de firewall que era so para Windows e se instalou e abriu perfeitamente no Wine para Mac. Nunca testei o Crossover.

E finalmente, o Parallels pode usar como sistema o HD do Boot Camp - normalmente usa um arquivo como HD de sistema. Donde, pode-se ter uma versao hibrida. Para pequenas coisa que demandam Windows, o Parallels. Para trabalhar muito tempo, o Boot Camp.

Abraços,

Mario Jorge