[Mac-BR] Dúvida GPS Iphone x GPS

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Dezembro 27 01:42:02 PST 2010

On Dec 26, 2010, at 11:52 PM, Junior wrote:

> Pessoal tenho uma dúvida e queria saber se alguém me ajuda com essa:

> [...]

Junior,

Primeiro: iPhone sem plano de dados e' loucura. Mas, por outro lado, um plano de 250 mega/mes da e sobra e nao custa tao caro assim.

O Maps que vem embutido no iPhone e' bastante bom com GPS. Pelo que descobri experimentalmente ele usa a rede de dados (3G ou Wi-Fi) para baixar os mapas, mas, se nao tem 3G ou Wi-Fi, consegue usar os satelites. Ou seja: se você estiver em casa, com Wi-Fi, ativar o Maps, ele baixa os mapas, e te localiza mal, porque a visada do satelite e' prejudicada e ele usa uma combinacao de sinal de antena celular com o seu Wi-Fi - para saber onde voce esta no mundo. Se voce sai na rua em seguida, com a rede de dados desligada(Dados Celular/Celular Data), o Maps reclama, reclama, mas funciona, usando os mapas que ele manteve em cache. A bolinha azul se move e voce sabe onde voce esta. Nao pode ir muito longe porque ai o cache nao e' suficiente. Ja usei o artificio no exterior, para poupar roaming de dados e funciona.

Mas, se não houver 3G e Wi-Fi (tambem ja testei isso), o Maps nao consegue baixar o mapa e desiste. Ou acende um marcador azul numa tela cinza, nada pratico.

Quanto aos outros softwares (TomTom, por exemplo) nao sei como vão funcionar. Se o mapa e' embutido no software (como costuma ser) voce talvez consiga usar.

Ah, sim, teoricamente o GPS do iPhone e' um AGPS, assisted GPS, que se vale da rede 3G para encontrar a posicao quando nao ha sinal de satelite. E' fato, pois aqui na minha casa (com teto que impede visada de satelite) ele se baseia nas antenas e erra muito. Mas, como disse, se voce nega ao Maps (nao aos GPS's em geral) acesso a rede 3G, ele se localiza via satelite (em lugar aberto, e' bom notar).

abracos,