[Mac-BR] iPhone e a TIM (mais)

Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos kaarlows em gmail.com
Terça Junho 29 22:23:22 PDT 2010

2010/6/29 Mario Jorge Passos <mj em passos.net>:
> Carlos Alberto e demais,
>
> A atualizacao de configuracao de operadora _tambem_ e' oferecida via iTunes (para o iPhone, apenas, claro). Mas, ao contrario da atualizacao do (agora chamado) iOS eventualmente vem pela rede de dados celular.
>
> Acontece sempre que voce muda de pais, ja passei por isso algumas vezes, com Sony Ericsson, Nokia e iPhone.

Eu não encontrei nenhum documento da Apple que indicasse upgrade e
atualização de dados que não fosse realizado _apenas_ via iTunes.
Veja este KB da Apple quanto aos updates de operadora:

http://support.apple.com/kb/ht1970

É bem claro a informação de que isto ocorre via iTunes e em nenhum
momento diz-se algo sobre acontecer “on air".
Não obstante, o tamanho destes updates é pequeno, alguns poucos KB, o
que não justifica o consumo apresentado pelo nosso colega de lista.
Eu já tive problemas sério c/esta operadora bandida da TIM, q uma vez
cobrou-me mais de R$400 por algo q nunca usei e fez-me passar 7 meses
(!!!), incluindo PROCON e Juizado de Pequenas Causas até o momento q
conseguisse reaver meu dinheiro, agora c/indenização p/aprenderem
(qual foi usado p/pagar o advogado e restante depositado em uma
creche).
Uso iPhone desde sua primeira versão e aqui no Brasil já o usei
c/Claro e Oi, sendo pré-pago até início deste ano. Portanto, durante
todo este tempo no Brasil eu nunca tive plano de dados, contudo,
quando mudei p/o meu modelo 3GS comecei a ter problemas c/o consumo
involuntário de dados via rede celular, o q obviamente consumia meus
créditos. Até hoje não descobri a razão, pois a operadora era a mesma
(Oi), o SIM era o mesmo e as configurações as mesmas usadas no iPhone
2G (qual importei via iTunes usando correspondente opção). A diferença
residia apenas na versão, q no 2G ainda estava na versão 2.x do OS,
enquanto no 3GS obviamente já era 3.x.
Quiçá aí resida o problema c/o nosso colega. Como não continuei
estudando este problema nunca consegui chegar à uma conclusão. Ou
então algo nada difícil de crer q seja a má fé da bandida da TIM.
Assim q minhas sugestões são as seguintes, caro Marcello:

1) Desligue todas as opções de uso de dados via rede celular. Deixe
ligado apenas o wi-fi. Acompanhe o consumo via “Settings >> General >
Usage";

2) Peça ao seu amigo que requeira um extrato detalhado de consumo da
TIM, q aliás é obrigação da mesma. Ali não vai constar onde os dados
foram usados, mas irá mostrar hora e quantidade transferida. Daí então
verifique se há um padrão observável e se é compatível c/a realidade
(ex.: não ocorriam enquanto o iPhone estava desligado).

Daí então terá uma base sólida p/saber como realmente estão sendo
usados estes dados misteriosos.
[ ]'s;

Carlos Alberto Pinto Peixoto Bastos Santos
Campinas - BRAZIL
http://twitter.com/kaarlows

"Old lie — The check is in the mail.
New lie — I didn't check the e-mail."