[Mac-BR] iPhone e a TIM (mais)

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Junho 30 03:51:55 PDT 2010

Carlos Alberto,

Eu nao estou dizendo que eu acho. Eu ja vi isto - o update de configuracoes via rede celular - acontecer com varios telefones. No iPhone, como voce e muitos ja notaram, sempre aconteceu via iTune. No iOS 4 aconteceu via rede celular, inclusive para surpresa da moça do *144 com quem eu falei ontem, que disse que aconteceu antes da data prevista para ela.

Nos outros telefones acontece, de forma variada, ao se remover bateria, mudar de operadora ou SIM card, etc- tenho muitos aparelhos, familia grande e plano grande - e resetar o aparelho. E, sempre que se muda de país. Voce desce em um aeroporto, liga o celular e vem - ao menos na TIM - duas mensagens, uma dizendo que voce vai receber configuracoes, com uma senha - "dificil", 1234 - e outra, o SMS avisando que vai transmitir configuracoes, e se voce deseja aceitar.

Voce nao encontrar nao quer dizer que o fato nao existe. E, no nota que voce cita, diz-se que arquivo tem cerca de 10k.

Quanto ao trafego de dados, entre outras coisas, alguns aplicativos gratis do iPhone "sobrevivem" a custa de anuncios. Jogar um joguinho offline provoca trafego. E, com certeza, e' uma area obscura. Certa vez, acho que ja relatei na lista, viajei para o exterior, desliguei o Roaming de Dados, 3G, push mail. Tudo. Ao chegar no pais de destino abri a previsao do tempo, e funcionou. Decidi que nao era problema meu, que tinha tomado todas as precaucoes, exceto uma que e' fechada nos telefones fornecidos por operadoras: editar os dados de acesso a rede de dados, APN login e senha. O problema era da Apple ou da TIM. A conta chegou com um consumo de R$1.300,00 de trafego de dados. Reclamei e em um dia me enviaram uma conta corrigida por e-mail, admintindo que havia varios clientes com o mesmo problema. Repeti a operacao cerca de 6 meses depois, com uma versao mais nova do (hoje) iOS. O problema nao aconteceu novamente.

Mas minha recomendacao e' de que, como o iPhone e' um aparelho capaz de provocar trafego de dados, como qualquer "smartphone", ele deve ser sempre, por precaucao, ser associado a um plano de dados. E, claro, a conta deve ser _sempre_ detalhada.

abraço,

Mario Jorge