[Mac-BR] Res: IRPF 2010

Pedro Silva peu.silva em gmail.com
Terça Março 2 08:50:35 PST 2010

Zé,

Você tem toda a razão de estar descontente com os programas da Receita, mas
veja bem: A Apple é quem "faz" o java pra Mac. Em outros sistemas
operacionais você tem liberdade de instalar qualquer versão do Java "feita"
pela Sun. No Mac não, você tem que usar a versão que a Apple suporta na
versão do seu Sistema Operacional. Então, se tem alguém pra pensar em culpar
em primeiro lugar não seria o desenvolvedor, e sim a Apple.

Se você refletir mais um pouco, você vai entender que a grande maioria de
pessoas do Brasil usam Windows. Mac e Linux são minoria. Infelizmente, ao se
tomar a decisão para desenvolver uma aplicativo qualquer que seja você vai
sempre pensar na maioria como regra e na minoria como exceção. A decisão de
usar java como plataforma de desenvolvimento, neste caso, foi para
beneficiar a minoria, já que java é multi-plataforma e aí o IRPF foi
estendido a usuários de Linux e Mac, que antes nem sonhavam com esta
possibilidade.

Agora, supondo que alguém use um sistema operacional que a Apple não suporta
mais, com uma versão do java que já está há muito tempo defasada, eu diria
que este alguém caminha pra ser a minoria da minoria da minoria e aí,
esperar compatibilidade com um sistema de imposto de renda é querer demais.

Durma com um barulho destes, infelizmente é assim que a tecnologia evolui e
é por isso que a gente tem que trocar de hardware / software de tempos em
tempos.

Abraços

Pedro C. Silva
www.pedrosilva.com.br