[Mac-BR] Distorcao estranha

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Março 2 19:11:29 PST 2010

Marcio,

As funcoes de ajuste estao disponiveis em todos os monitores que eu conheco.

Mas voce me deu uma outra pista:

Voce tem um monitor de LCD. O picex e' quadrado. _Se_ em uma resolucao nativa:

Supersimplificando:

Se o montior tem 200 x 100 pixels (200 nao horizontal, 100 na vertica) e voce manda ele exibir uma image de 150 por 100 pixels, a imagem vai sair, sem que voce possa fazer nada a respeito, distorcida, porque uma das dimensões da sua imagem tem 75% da dimensão do monitor e a outra 100%.

Se voce mandar uma image dem 100 x 50 vai sair perfeita, porque as duas dimensões foram divididas pelo mesmo denominador (2).

Resumindo: se o seu Mac nao mandar para a tela um multiplo ou sub-multiplo do número nativo de pixels do monitor (ele e' uma matriz de pontos), a imagem vai ser irremediavelmente distorcida:

Soluções:

Descobrir a resolução nativa (x por y) do monitor.
Pegar uma máquina de calcular.
Ver as resoluções que o Mac oferece.

Se nenhuma das resoluções oferecidas for igual ou submultiplo igual em ambas as dimensoes a saida e' outro monitor, outra placa de video ou outro Mac.

abraco,

Mario Jorge