[Mac-BR] Internet via celular - quase off

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Março 23 05:35:32 PDT 2010

Ola Pedro,

Eu sei que outras operadoras oferecem tethering, mas sao muito poucas por isso o "quase". Note que no Brasil 4 operadoras comercializam iPhone e apenas a Vivo oferece tethering. Na AT&T, nave-mae do iPhone, nem pensar! :-)

Alias, da mesma forma, mas nao produziu tanta indignacao, o Blackberry nao permitia tethering - pelo mesmo motivo: parte da renda do trafego reverte para a RIM -, ate que fizeram um site dando um premio - em dinheiro, uma "vaquinha" em que os interessados iam fazendo doacoes - para quem escrevesse um software que fizesse tethering no Blackberry (BB daqui por diante). Ate que alguem fez, e levou o premio, na casa de 10 mil dolares se bem me lembro. O software tem Shark no nome.

No iPhone, pelo contrario, a funcionalidade esta embutida, o teste com SIM cards diferentes mostra, ainda que no caso da Vivo seja preciso pedir que o serviço seja habilitado pela operadora.

E para quem mexe com fogo, em iPhones jailbroken a funcionalidade e' liberavel.

abraco,

Mario Jorge