[Mac-BR] Ajuda para trazer MB Pro dos EUA

azeredo jlazer em terra.com.br
Quinta Outubro 14 08:47:14 PDT 2010

Em 12.10.10, Neide Charroche escreveu:

>Pergunto:
>- Posso fazer a encomenda aqui pelo Brasil, pagar com cartão de crédito e meu amigo retirar o MB Pro direto na loja?
>- Se isto for possível, pela experiência de vocês, com que antecedência eu devo fazer a encomenda?
>- Vocês têm alguma sugestão melhor para eu obter meu MB, sem dar muita mão de obra para meu amigo?
>
>Neide Charroche

Cara Neide,

Vou tentar transformar uma longa historia em curta.
Eu tinha um MacBook Pro 15 de geracao anterior e minha mulher um PowerBook G4 12, que ela usava para internet e para viajar. Na ultima viagem ao estrangeiro ele pifou, sem conserto.
Peguei o backup dele, transferi para o meu e dei-lhe de presente um MB Pro 15. Felicidade total em casa.
Fui à loja FastShop S.Paulo e comprei um Macbook Pro 13 2,4Ghz de ultima geracao (250Gb + 4Gb Ram) por R$3280,00 (U$1820)+ Office 2008 junto, que pode ser  pago em 10X.
Sempre comprei os meus Macs fora, mas hoje em dia comprar Macbooks nos EUA deixou de ser um grande negocio, explico porque;
Um igual a este que comprei, custa em NY, com impostos americanos e frete, mais taxa e IOF do cartão Brasil +/- U$1375. Dá uma diferença de U$445.
Para legalizar vindo dos EUA terá de pagar imposto de U$350 na entrada, e não pode ter mais nada na cota. O calculo é o seguinte:
MB Pro +/- U$1200 (Invoice USA) - U$500 (cota) = U$700 X 50% de imposto= U$350.
Total=U$1550. Se somar os custos de, frete, cartão, impostos USA, o preço fica quase igual ao daqui.

Se o trouxer sem declarar, corre o risco de ser apanhado na alfandega, apreendido ou pagar imposto, multa e outros agravantes, que vão a mais de 100%, fora a inchação de saco.
Se passar, você poupa U$445, mas fica com uma maquina ilegal, sempre sujeita a ser apreendida.

O que eu recomendo apos tao longa explanacao;
Compre o MacBook pro aqui.
Compre na OWC USA, 8GB de ram e um HD de 500GB com a caixa externa e as ferramentas para troca.
Eles entregam no hotel na data que você quiser, ou pelo Next Day delivery da UPS ou FEDEX.
Mande o Macbook para os EUA; no quarto, em 10 minutos, troque a memoria e o HD. Os videos do site da OWC explicam direitinho.
Voce fica com o MacBook como quer, totalmente legalizado (NF brasileira), com um HD de 250GB para backup e pode vender os 4Gb originais no Brasil, para amortizar os custos.
Foi o que eu fiz a semana passado. Comprei um HD SSD e 8 GB de ram e a minha maquina que ja corria, agora voa.

Boa sorte na sua nova aquisição.

Um []
Azeredo
PS: se for fazer isto, recomendo fazer primeiro o backup com boot, do HD interno para o externo na caixa. Depois, desmontar o externo e colocar  dentro do Macbook Pro. É mais seguro.