[Mac-BR] Ajuda com Instalação/Compilar

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Setembro 19 04:59:16 PDT 2010

Audrey,

Voce tenta ./configure ou /configure? Tem um ponto antes da barra. Sem o ./configure o make e make install nao vao funcionar. Note que voce tem que dar o comando ./configure de dentro do folder do arquivo a compilar e instalar. Ou seja, se o folder que contem o reclink estiver no seu Desktop e se chamar reclink voce vai ter que dar o comando.

cd /Users/audrey/Desktop/reclink

e depois, ja dentro dentro do folder

./configure

make

make install

Em alguns programas voce tem que dar sudo -s, para ter poder de root na maquina antes de dar ./configure, make e make install. Note tambem que para dar sudo -s a sua senha (da maquina) _nao_ pode estar em branco. Tem que ter pelo menos um caracter.

Nao e' nada simples, e' coisa para quase-programador, inclusive porque em alguns casos voce tem que ou editar.

Quanto `as dependencias - e' este o nome da necessidade de ter outros programas - voce tem que compilar e instalar _antes_ de compilar e instalar o reclink (ou qualquer outro programa que tem esta necessidade).

Que arquivo compilar esta escrito dentro do Read Me de cada um. Geralmente voce cd (change directory) para dentro do folder que contem o arquivoce a compilar.

Deve haver uma instrucao do tipo:

descomprima o folder que contem o arquivo fonte
<trecho opcional>
mova-o para o folder <nome do folder> (algo como /usr/local/)
<fim do trecho opcional>
cd para dentro dele. No Mac pode ser

Terminal aberto

cd <arraste o folder para a janela e vai aparecer o caminho ate ele> <enter>

./configure

make

make install

Escreva se tiver outras duvidas.