[Mac-BR] Como aprender o Terminal. Era: HD sem permissão não esta abrindo

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Agosto 23 07:04:41 PDT 2011

On Aug 23, 2011, at 8:42 AM, Marcio Pereira wrote:

> Mario, gostaria de comecar a aprender a mexer no Terminal.
> Qual o melhor caminho? Imagino algo do tipo "Terminal for dummies".
> Abs,
> Marcio

Marcio, muito civilizado você, trocando o assunto da mensagem. Parabéns.

Só por isso dá sinal de que pode aprender a mexer no Terminal (risos).

O Terminal do Mac usa o  bash (Bourne Again Shell, um trocadilho infame com Bourne Shell). Shell e' o programa que interpreta os comandos que você digita e executa no Termial. O Mac OS primeiro usava o tcsh (Tenex Shell, sh = shell, sh puro é  igual a Bourne Shell) -. e depois passou a usar o bash, padrão do Linux. Mas as outras shells (digo "a" por concordância com "shell" = concha) estão lá. basta digitar tcsh, sh, csh, bash, que o prompt vai mudando.

Agora, além dos comandos do, da, shell, que estão nos dirertorios apropriados dos executaveis:

/bin
/sbin
/usr/bin
/usr/sbin

etc.

digite env <enter> e verá quais são estes diretórios.

Como dizia, há, alem dos comandos "originais", os da Apple, que pode-se aprender no próprio site de suporte da Apple

Regras básicas:

Digite o início do comando e complete com tab. Evita erro de digitação e economiza tempo. se houver várias continuações para o comando um segundo tab produz a lista de opções

exemplos:

ls -al /Volumes/

dig -mx apple.com

dig @8.8.8.8 google.com

man <comando> retorna o manual do comando, só que <comando> não aceita o tab citado anteriormente para autocompletar.

Há atalhos diversos, e é bom saber digitar com 10 dedos :-).

Agora, um manual... Ah, sim, Gogle e acharás :-).

abraço,

Mario Jorge