[Mac-BR] Travou a interface gráfica da máquina

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Fevereiro 6 05:21:55 PST 2011

On Feb 5, 2011, at 11:01 PM, Dandalo Gabrielli wrote:

> Estou com um problema de vídeo ou memória de vídeo com um imac.
> Estou com o sistema travando da seguinte forma aleatoriamente:
> Nada que se faça com o mouse ou teclado produz um alteração na maquina.
> Nada de click, sair de aplicativo ou atalhos de teclado que produzam algo.
> O mouse continua se movendo apenas não têm click, como caps loco.
>
> Se acesso  por terminal de outra maquina, vejo que os processos continuam, como consigo finalizar um aplicativo.
>
> Apenas não tem alteração no que esta ocorrendo no vídeo da maquina.
> [...]

Dandalo,

Voce mandou apenas duas linhas do log da console e nao esta claro se voce clicou na opcao de exibir todas as mensagens. Ajuda pouco ou quase nada. Estas mensagens sao do Safari, e o "acusado" e' o window manager ou o Finder.

Nao sei porque voce determinou que e' problema de memoria ou de video. Me parece que das duas uma: ou os devices de entrada estao com problemas ou um processo qualquer esta tomando posse do gerenciador de janelas, ou do processador. Donde, o caminho seria ligar o Mac e imediatamente abrir o Console, clicar na opcao de exibir todas as mensagens e ficar de olho.

Se voce consegue ssh de outra maquina voce devia dar o comando top -u para ver que processo esta no topo da lista, e se ha processos que voce nao sabe quais sao.

E, claro, tentar ligar a maquina usando outro HD com uma instalacao diferente do Mac OS - isto em oposicao a um HD que tenha um clone deste OS.

abraco,