[Mac-BR] teclado portugues na Suecia

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Fevereiro 26 01:57:43 PST 2011

On Feb 26, 2011, at 4:00 AM, Haroldo Mauro Jr. wrote:

> Só pra esclarecer. Na Suécia não existe a opção teclado português. Isso é só em Portugal. Mas eu consultei a Apple Suécia e eles se prontificaram a me vender um com teclado sueco e fazer a alteração das teclas antes de me enviar a máquina. Solicitei também que o manual fosse em inglês e fui atendido. E o computador foi entregue, pelo correio, num endereço na Suécia, 5 dias depois da compra, feita diretamente com um ser humano, pelo Skype.

> [...]

Haroldo,

A Apple sueca nao alterou, trocou, as teclas, uma a uma. Ela trocou o top case, e junto com ela o teclado. Ja tive cliente que comprou maquina com teclado italiano, chegou no Brasil e trocou o top case e teclado por um americano. Explico melhor: o top case - a "mesa/tampa" da maquina - tem furos para o teclado que esta sob ela, e o numero e formato destes furos depende do teclado usado. As teclas shift e return, por exemplo, tem tamanhos e formatos diferentes nos diversos teclados - o return muitas vezes e' estreito, com formato de "L" invertido, ocupando duas linhas de teclas - a que comeca a esquerda no a, com uma parte maior e a que comeca no q com uma parte mais estreita da tecla. E dependendo do layout ha mais teclas em uma dada linha. Nao basta apenas trocar as teclas, nao da para fazer em casa.

Pelo prazo de 5 dias o que deve ter acontecido foi que a Apple sueca encomendou `a fabrica - na China - um Mac com teclado portugues de Portugal. O que, apesar de ser satisfatorio para voce, e' uma solucao meia-boca, ja que existe uma definicao de teclado brasileiro fisico para computadores, com arroba sobre o 2, a ABNT.

Entendo que cabe `a Apple criar este produto - o teclado ABNT. No tempo dos Performas, citados aqui, ouvi uma historia de um consumidor que forcou legalmente a Apple a fornecer um teclado/sistema em portugues, e a solucao foi este teclado de alem-mar e um Mac OS mal-traduzido. Acho que o mercado ja e' bastante grande para que a Apple ofereca a opcao ou mesmo torne padrao o teclado ABNT nas maquinas vendidas. E ofereca, se encomendado, qualquer teclado que se queira. Ate mesmo sueco :-).

Com uma resalva. Na Suecia, como ha menos burocracia, pode-se encomendar um Mac na fabrica um so Mac. Tenho um amigo que _mora_ na Suecia e me descreveu exatamente este processo de compra na Apple e o acompanhamento do MacBook da China `a sua casa, num prazo como o que voce deu. Acontece que no Brasil nao da para trazer um Mac de cada vez - impossivel - e o "built to order" e' feito por estatistica. Importam tudo e as pecas extra que sao intercambiadas em algum lugar do Brasil, provavelmente interior de Sao Paulo. Resultado: todos os Macs ficam (bem) mais caros, para absorver o custo extra de armazenagem e perda de pecas quando surge um modelo novo. Por isso o Mac "brasileiro" so vai ser mesmo viavel o dia em que o Brasil simplificar o processo de desembaraco aduaneiro e baixar os impostos.

Aproveito a ocasiao para lembrar, que como defendi, a historia do Eike Batista montar uma fabrica no Brasil era balela, apenas uma bravata para ganhar midia gratuita.

abraco,