[Mac-BR] Placa-mae e estoques

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quarta Julho 6 03:36:54 PDT 2011

On Jul 6, 2011, at 12:44 AM, Carlos Madureira wrote:

> Amigos,

> [...]

Carlos,

A Apple mantem estoques (claro que de tamanhos proporcionais) ate 5 anos apos o lancamento da maquina. Depois disso a maquina vira "legacy" e nao tem mais pecas originais fornecidas oficialmente. O software Mactracker mostra, entre outras coisas, se o Mac e' "supported" ou "legacy".

No Brasil, nao sei os detalhes, era a Kodak, agora é outra empresa a Apple terceiriza a logistica do estoque de peças de reposicao. Se nao ha peca no estoque ela tem que ser pedidr aos Estados Unidos, o que as vezes demora um pouco, mas em geral o maximo que demora e' um mes.

Depois deste prazo, no mercado americano voce consegue comprar pecas recondicionadas de nao-autorizadas. Recentemente "chepei" um G5 2.0 Dual que estava enconstado porque um dos dois processadores havia queimado e tinha sido retirado. Achei um processador por US$120.00 - podia custar ate US$400 -, mas enquanto ele viajava para o Brasil a fonte queimou. Achei uma fonte tambem barata e encomendei. Demorou, mas chegou tudo e agora o G5 esta aqui rodando perfeitinho.

abraco,