[Mac-BR] consulta sobre alfandega

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Julho 9 09:26:57 PDT 2011

Patricia,

Quebrando uma tradicao da lista, em que off-topic e' off-list mantenho este thread porque acho pertinente, nao off-topic. Passar com seu Mac ou iDevice na Alfândega é uma questão fundamental.

Como as regras de _saída_ com objetos mudaram muito recentemente - antes você registrava o objeto agora basta levar a nota fiscal e apresentar na volta se solicitado - as normas de entrada para uma mudança como a sua podem ter mudado. Recomendo uma passada no Consulado ou Embaixada e um cruzamento de informacoes com a Receita. Uma virgula fora do lugar e voce pode passar de isenta (era a condicao de quem morava mais que "x" anos fora, e se me lembro bem era menos que 4 anos) a taxavel, e correr o risco de pagar uma fortuna.

Considere - compare - o custo de carga aérea versus volume extra de bagagem acompanhada. A carga aérea, sem dúvida, vai implicar em um despachante e tempo. Pode ficar mais barato trazer.

Abraço e boa sorte,

Mario Jorge