[Mac-BR] startup mac x pc

fargas em viralata.com.br fargas em viralata.com.br
Quarta Junho 15 09:14:19 PDT 2011

Pessoal. antes de mais nada, desculpem o tamanho do email...
Mas tenho uma dúvida, há muito tempo, e nunca achei ninguém que me
respondesse com clareza.
Acho que aqui seria o lugar certo de tentar achar a resposta.
É o seguinte.
Comecei a trabalhar com Mac, mais ou menos em 1995, 1996.
Na época comprei uma máquina DOS-Compatible (lembram disso?), para eu ir
me adaptando ao mundo Mac e continuar fazendo meus trabalhos no ambiente
Windows, que eu já conhecia.
Depois desta fase de adaptação, nunca mais usei um PC - até o início deste
ano, quando fui trabalhar num lugar que - infelizmente - só tinha PC.
Uma coisa me chama a atenção, e não é a primeira vez que noto isso: o
startup do PC aqui do meu serviço é muito mais rápido que no meu Mac.E
olha que meu Mac não é uma máquina ruim e a máquina aqui do museu não é
nenhuma maravilha. O mesmo acontece com a inicialização dos programas. No
PC eles iniciam quase instantaneamente, e no Mac não.
Acabei de fazer um teste agora:
O startup do MacBook levou 55 segundos, contra 36 segundos do XP.
O Indesign no PC abriu com 16 segundos e no Macbook levou 48 segundos
(mesma versão do programa).
O mesmo acontece com os outros programas que uso mais - Photoshop e
Ilustrator.
Todos eles abrem super rápido no PC (quase instantaneamente, pra falar a
verdade) e demoram bem mais no meu Mac.
E isso eu já havia reparado, ao longo destes anos todos, em alguns outros
lugares onde eu ia e as pessoas usavam PC. As maquinas e programas de modo
geral, abriam mais rápido do que nos vários Macs que já tive.
Lembro que, logo no início, quando notei isso, perguntei ao meu "mac-guru"
e ele disse que era porque o Mac carregava varias coisas durante o startup
(do sistema e dos programas) que os PCs não carregavam. Os PCs carregavam
estas várias coisas à medida em que elas eram requisitadas. Por isso, os
Macs eram mais lentos para começar alguma coisa, mas depois, durante o
uso, eles (os Macs) eram mais rápidos.
Sinceramente, esta explicação nunca me convenceu muito.
Alguém teria uma outra explicação, ou a explicação do meu amigo faz sentido?
É assim mesmo com todo mundo?
Ou eu posso estar fazendo alguma coisa errada este tempo todo?
-----
A seguir, a configuração das máquinas que uso atualmente:
-----
PC Leadership
Motherboard G31MXP-K
Intel Pen Dual Core E5400 2.70 GHZ