[Mac-BR] Benchmark de HD para Mac

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Março 13 03:28:46 PDT 2011

Guilherme,

A leitura do resultado do XBenche e': primeira coluna de numeros: pontos no XBench. Segunda: dados tecnicos. Nestes termos os HD's tem uma performance maxima de 140 MB/s para escrita sequencial e 124 MB/s para leitura sequencial. Atencao: estes sao os dados maximos.

O dado sugerido pelo amigo do seu amigo, de 200 MB/s e' um numero bastante alto, quase teorico. Um HD SATA tem uma performance nominal de maxima de 3Gb/s = aproximadamente 350 MB/s (b = bit B=Byte). Se voce considerar que isto cai ao meio depois de encher o HD pela metade, 150 MB/s e' um numero razoavel. E isto e' pico teorico. O HD do seu amigo chega a picos de 140 MB/s, o que me parece bastante bom. O Segundo HD e' bastante mais lento, talvez por estar cheio.

Mas, enfim, nao foi informado quanta RAM a maquina do seu amigo tem, qual procesador, etc. Fica muito dificil dizer algo.

E, a fazer um array, eu compraria um total de 4 HD's de 2 tera, porque a diferenca entre o preco de 1 e 2 tera e' muito pequena. Compraria, claro, HD's muito rapidos, e isto se pesquisa antes de comprar. Finalmente, teria em mente que um array nivel 0 tem velocidade mas nao tem seguranca alguma, donde algum tipo de backup seria necessario neste caso.

abraco,

Mario Jorge