[Mac-BR] Remessa do Japao, complicando, alguem pode ajudar?

Ulisses Moraes ulixes09 em gmail.com
Sábado Maio 7 07:09:11 PDT 2011

Obrigado, Doutor, mas como não entendo nada disso e estou longe (cuidando de
minha velha carcaça), comunico-me com ela (que também pouco entende disso)
por e-mail ou pelo Skype mas com pouco rendimento prático. Vou encaminhar a
sua sugestão à ela mas eu acho que a coisa está enrolando e engrossando,
desnecessariamente... Tenho a impressão de que ela está sendo enganada.

Vou colar um trecho da última mensagem que ela me mandou. Pode ser que seja
isso mesmo e a gente está alarmado à toa. Vide: "De manhã conversei no
correio e o atendente Marcio enviou o processo para o tal auditor fiscal.
Meu amigo, Ernesto,
foi olhar os valores e disse que a ferrada será grande, pois deu mais ou
menos 2.500 dólares, mais seguro, frete, ICMS de SP, aí, sobre esse valor,
será aplicada a taxa de 60%... vai daí, daqui a uns 15 dias, me
manda boleto, pago e combino entrega ou vou pegar... É isso."

Lembro que ela pagou um frete caro e que deveria ser rápido (5 dias). Já se
passaram mais de 40 dias e a coisa está assim. Só agora, nesta semana,
chegou um telegrama do correio informando a necessidade de apresentar ainda
alguns documentos para conseguir o desembaraço, de acordo com solicitação do
Auditor da Receita Federal. Ela usou um formulário na Internet, com
dificuldade, pois parece estar bugado. Além disso,
para subsidiar o processo, de acordo com o que lhe foi informado, enviou
cópias dos seguintes documentos:

"1- carta convite para ministrar aulas no Japão.
2- carta da minha instituição de origem, a ECA USP, apresentando-me como
docente escolhida para o convênio.
3- nota fiscal da Apple Store de Osaka, emitida em meu nome. Peço que se
observe o primeiro valor,  na parte inferior, mais à esquerda do papel, na
cópia enviada, que é o relativo à compra do IMac em referência.
Como pode ser verificado, o valor pago por ele foi de 188 381 ienes.
Entretanto, informo que, como sou professora, tive posteriormente um
reembolso usual da Apple, relativo a um desconto de 10% sobre o valor total
da nota fornecido pela loja e, por essa razão, e mais uma pequena
depreciação, que se pode adicionar, sendo ele já um pouco usado, informei,
no comando da EMS, do correio japonês, o valor de 160 000 ienes.
4- páginas 2 e 3 do meu passaporte, com minha identificação.
5- páginas 6 e 7 do meu passaporte, com visto de entrada, landing permission
de um ano no Japão e data de saída."

Cá entre nós, não é muito por pouca coisa? Ainda vai pagar R$ 150,00 para
alguém que está ajudando no processo. Começo a pensar que foi bobagem ter
comprado lá. Essas coisas funcionam bem para quem entende, o que não é o
caso.

Enfim, é isso.

Um abração.
Ulisses