[Mac-BR] Remessa do Japao, complicando, alguem pode ajudar?

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Sábado Maio 7 08:59:26 PDT 2011

Ulisses,

A respeito, para que você não se sinta tão solitario. Semana retrasada comprei algumas ferramentas na loja on-line Other World Computing - http://www.macsales.com e enviei pelo Correio expresso. Desde então estou rastreando. Chegou na alfandega dia 3 e parou. Acabo de descobrir que as _ferramentas_ foram enviadas para fiscalizacao da ANVISA - se não me engano e' a Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria. Ou os fiscais são totalmente despreparados para tratar o material que devem processar, ou agem de má-vontade com o contribuinte que lhes paga o salário, ou vá advinhar porque. O resultado é que as ferramentas que já deviam estar na minha mão estão "passeando" pelo Brasil.

Enfim, esta-se comemorando a producao de Macs no Brasil como uma forma de baratear o produto quando a razao do preco alto sao os impostos e o complicadissimo sistema tributario e de desembaraço fiscal. Fabrica-se iPad em pais pobre. Nao ha fabricas da Foxconn nos Estados Unidos ou na Europa rica. Na verdade o que se esta comemorando o recebimento de uma insignia de "senzala" no peito do pais.

No seu caso, eu sei que é tarde, teria sido _muito_ melhor pagar o excesso de bagagem - 1 peça - e impostos ao chegar.

Quanto a pagar imposto de importação sobre um preço arbitrado pelo fiscal, acrescido de frete e seguro (sem ICMS, que incide sobre o preco de tudo isso + Imposto de importacao), e' a letra da lei.

Também paguei (relativamente, nao absolutamente) caro - US50 de frete para US$50 de produto - para ter os produtos rapidamente.

Nao sei quando vou receber. Ou _se_ vou receber porque a ANVISA pode decidir que chaves Torx e Sprudge Tool (uma alavanca de fibra de vido para abrir Macs e que tais), e, ah, sim, uma pinça, sao insalubres e devem ser incinerados.

Infelizmente falta muito para o Brasil ser um pais do primeiro mundo. Boa sorte para voce e sua cara-metade.

Sobre a sugestao do Azeredo, acho que vai dar trabalho, ou ser impossivel, mudar a condicao fiscal da encomenda do Regime de Tributacao Simplificada para o de bagagem desacompanhada.

Mas concordo com ele 100% que um despachante e' fundamental. Mesmo que custe caro - nominalmente - pode conseguir a liberacao por um valor mais baixo e/ou mais rápido.

Em tempo: um cliente/amigo comprou um MacBook na Amazon e mandou pelo correio. Ha mês e meio. Quarta-feira estava no site do correio preenchendo o formulario para comecar o processo de liberacao.

Voce nao esta sozinho.

abraco,

Mario Jorge

Quanto `as taxas a reg