[Mac-BR] Sobre o Lion deixar a maquina lenta ou não

Ze' Carlos trambic em gmail.com
Quarta Setembro 28 10:55:19 PDT 2011

E torça para que o seu MBP não seja mais uma vítima a exemplo do meu iMac
(27” QCi7 3.4GHz - 12GB/RAM - 1GB/Radeon HD 6970M), com o detestável defeito
que estão chamando de “Graphical issues with 2011 iMac and
Lion<https://discussions.apple.com/message/15704661#15704661>”.
Isso é irritante e a Apple, antipática como sempre, talvez por
aconselhamento jurídico, não admite o problema e muito menos fixa uma data
para sua correção (quem teve um MacBook de primeira geração deve se lembrar
da chateação que foi para corrigir aquela falha causada por calor que
desligava a máquina repentinamente e que levou uns meses para ser
corrigida).

Já me encheu o saco ter sido notificado que minha máquina está na lista de
recall para troca do HD amaldiçoado (esta foi a primeira vez que tive o azar
de ser contemplado com um Seagate) e que devo fazer isso em até um ano…
Felizmente o dito ainda não apresentou defeito, mas me previno mantendo em
dia meu TimeMachine.

Algumas informações interessantes:

- Eu não me lembro de ter enfrentado esse “bug” sob o Snow Leopard mesmo
porque fiquei com ele neste Mac por pouquíssimo tempo, mas há quem jure que
isso seria uma falha somente sob o Lion e para piorar há também quem afirme
estar sofrendo com a mesma falha em outras máquinas, inclusive portáteis
como se pode observar pelos links a seguir:

https://discussions.apple.com/thread/3201871?start=135&tstart=0

https://discussions.apple.com/thread/3194165?start=0&tstart=0

https://discussions.apple.com/thread/3194165?start=1185&tstart=0

https://discussions.apple.com/thread/3199218?start=180&tstart=0

http://www.cultofmac.com/113794/apple-imac-users-experience-more-graphic-anomalies/

http://www.cultofmac.com/114446/apple-is-aware-of-imac-graphic-anomalies-but-no-fix-is-available-yet/

- A falha se manifesta depois de algum tempo executando filmes
(aparentemente o culpado não seria o Flash ainda que alguns achem o
contrário), jogos ou programas que exijam uso intenso dos recursos gráficos
da máquina.

Fiz alguns testes com o aplicativo “smcFanControl” com ODD fixado em um
mínimo de 1600RPM e notei que os sensores de temperatura da GPU Diode,
Heatsink e consumo (W) do módulo “Graphics Module” aumentam (86°, 70° e
72.69W, respectivamente) e não apresentam problemas, porém sem a adoção do
“smcFanControl” a coisa desanda rapidamente e deparo com visuais de ícones
deturpados, tela cinza ou listrada e congelada quando não flicker intenso e
que só são corrigidos depois de um restart via botão traseiro do iMac.

Ah, o shareware adotado para verificação e acompanhamento destes sensores é
o iStat Menus 3 que vale cada centavo pago.

Claro que eu gostaria que o caso fosse corrigido no próximo update do Lion
(7.2), mas não estou lá muito confiante em vista do mutismo de Cupertino e
do tempo tomado no caso do MacBook comentado acima.

Fica aí o registro que, espero, não afetem outros e que a Apple corrija a
falha rapidamente pois, ao que se comenta, *seria uma falha de driver e não
de hardware*.

Boa sorte,

Zé Carlos