[Mac-BR] Rede para dummies (era Re: Switch para usar com Link Aggregation no Mac Pro

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Agosto 6 04:46:17 PDT 2012

On Aug 6, 2012, at 8:29 AM, Dandalo Gabrielli <dandalogabrielli em terra.com.br> wrote:

> O que é uma  Link Aggregation (ou Port Trunking)?
>
> Vi que o modelo citado é uma switch tradicional, em forma de régua, para por em rede várias máquinas.
>
> Somente este tipo de modelo que possui esta função?

Dandalo,

Link Aggregation (como o Network do Mac OS chama) ou Port Trunking ou simplesmente Trunking é  — o nome sugere — agregar duas portas de rede, em ambas as extremidades — computador de switch ou dois computadores, ou o que for — de modo que se comportem como uma. Os Mac Pro tem 2 portas nativamente, e você pode, com isso, ter um link de 2 Gigabits por segundo, em oposição ao 1 Gigabit de uma só porta. Se acrescentar placas extra de rede e o switch tiver portas bastantes, pode chegar a vários GIga de banda.

Somente switches gerenciaveis (geralemente via Web) permitem criar agregações de porta.

Em tempo: o switch Intelbrás deve ser um switch chinês montado ou mandado fazer por eles. O texto foi traduzido por tradutor automático. "gerenciamento de fácil" é coisa de tradutor automático. :-). Por isso o preço baixo. Um HP ou Cisco barato custa pelo menos o dobro.

Ah, e para os novos Macs é possível acrescentar uma segunda porta Ethernet Giga via Thunderbolt.

abraços,