[Mac-BR] Deletar um arquivo pelo terminal

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Fevereiro 2 07:53:05 PST 2012

On Feb 2, 2012, at 1:32 PM, Adriano Merhere Moreira wrote:

> Acho que eu ou esse terminal está louco. Ou me deu amnésia mas não me lembro que era assim.
>
> Estou em outro computado, no Terminal (Dentro do Mac OS , não pelo Recovery HD)
>
> Se estou na minha pasta home e digito "cd /Music" , ele não entra. Mas se digito "cd \Music" ele entra.
> Mas se estou na raiz do HD e digito "cd /Applications" ele entra!
>
> Que negocio é esse de dentro da pasta de usuario a barra é essa \
> Mas fora dela a barra é essa /   ???
>
> Estou ficando louco ou isso mudou no Lion ???

Adriano,

Isso são princípios básicos de navegação via terminal, nada de novo.

cd <nome>

quer dizer

mude para a pasta <nome> dentro desta pasta.

cd /<nome>

quer dizer

mude para a pasta <nome> na raiz do sistema de arquivos = "HD".

Isso chama endereçamento relativo (o primeiro) e absoluto o segundo.

A barra / = separador de diretorios em Unix-likes (ao contrario de \ que e' o mesmo em WIndows).  Ela pura quer dizer "raiz do sistema de arquivos"

A barra \ = caracter de escape. Usa-se para que o caracter não seja reconhecido como caracter de controle, mas parte do nome do arquivo ou diretório. Donde Macintosh\ HD.

Em tempo: você ecreveu "Macintosh\ HD" ou isso surgiu com Mac<tab>? E é esse o nome do HD?

Deu um ls -al no /Volumes?

abraço,

mj