[Mac-BR] NY Times

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Domingo Janeiro 22 06:33:01 PST 2012

On Jan 22, 2012, at 12:08 PM, Fernando Araujo Leiria wrote:

> E ai, o que sobra pra nos?

Financiar 100% uma fábrica para a Foxconn, com valores aparentemente superfaturados (igual a, na minha opinião, um mega-mensalão, são 12 Bilhões de dólares em 6 anos).. 50% dinheiro do BNDES, 50% dinheiro da iniciativa privada (provavelmente coagida a participar), dinheiro que até hoje não apareceu, exceto em factoides do Eike Batista.

A materia do NYT descreve o que Jobs falou de forma diferente do que aparece na biografia:

> Why can’t that work come home? Mr. Obama asked.
>
> Mr. Jobs’s reply was unambiguous. “Those jobs aren’t coming back,” he said, according to another dinner guest.

Segundo a biografia, Jobs teria dito que eram necessários milhares de engenheiros, não "rocket scientists", apenas engenheiros para trazer fábricas de volta, e que os Estados Unidos não eram capazes de formar estes engenheiros. A saída proposta por Jobs, segundo o livro diz, seria dar visto para quem se formasse nos Estados Unidos. Obama teria dito que isso era complicado de aprovar no Congresso. E Jobs teria ficado indignado.

No Brasil a proposta fábrica da Foxconn teria o mesmo problema — temos um deficit anual de engenheiros na casa de dezenas de milhares. Talvez não por acaso o assunto "mudança nas regras de imigração" tenha andado nas primeiras páginas dos jornais. Eu escrevi a respeito na Mac+. O resto do mundo esta "maus" e o Brasil "show de bola". Precisamos e podemos importar mão de obra, o problema é a Lei. Parece que vão mudar.

abraços,

Mario Jorge

>>> Azeredo