[Mac-BR] Macbook Pro i5 x Lion x Lentidão

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Terça Maio 1 04:59:24 PDT 2012

On May 1, 2012, at 6:41 AM, Adriano Merhere Moreira wrote:

> Mario
>
> Estava olhando o kit agora no site.
> Vc comprou o kit com o Mercury Electra ou o Extreme ? Será que tem muita diferença ?
> Minha dúvida interna comigo mesmo é se apenas 120Gb seria suficiente para o OS e os programas ?
> 240 dólares até que é um preço razoável para o o kit de 120Gb, mas o de 240GB o preço dobra e já fica fora dos limites.
> Geralmente tenho muitos programas instalados, Xcode, Photoshop, Lightroom, Aperture, Paralles e etc
> Vc já fez teste de performance instalando um programa no SSD e depois no HDD para ver a diferença ?
> [...]

Adriano,

Comprei o Extreme.

Tenho 120 de HD, com 60 ocupados, com diversos programas instalados, incluindo o Xcode. Note que os dados do Parallels e outros virtualizadores vão ficar no HD do home folder. No meu caso tenho 750 Giga e estou pensando em 1 Tera. Basta dar control-clique no usuário que aparece a opção de onde está o home folder, e dar restart.

Fiz assim: estava tudo no HD original. OS e dados.

Instalei o Lion do zero, todos os programas, etc, no SSD, com o mesmo short username. Depois bastou apontar (via System preferences, acima) para o home original e tudo estava como antes.  Preferências, Dock, Desktop etc.. Só que muito mais rápido. Muito tempo depois apaguei todos os vestígios de programas e OS do HD de dados que ficou só com o folder Users. (estou falando de usar Terminal).

O único "issue", que não é issue. O controlador do disco otico (CD/DVD) sei lá porque é mais rápido (nominalmente não é). Mas o Lion e o MacBook não foram ensinados a aceitar o OS lá. Se a bateria acaba em vez de entrar em sleep, ele desliga o MacBook. E o update do Recovery Disk não se instala se o HD está na baia do DVD.

Donde você perde este "a mais" de velocidade.

Mas fica muito mais rápido e dá para ver enquanto você tem os dois OS's, um em cada disco.

Abraço,