[Mac-BR] Sobre a Apple

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Segunda Outubro 28 01:54:15 PDT 2013


Uma vez reclamaram com o genial Miles Davies por conta de uma das suas diversas reviravoltas de estilo (que, não por acaso, definiram para onde os outros músicos deveriam ir).

Resposta: “Alguém podia me dizer como eu tocava antes?”

A Apple é como o Miles Davis. Quem tem “saudades da Apple (e dos seus produtos) está querendo o Miles Davis “antigo". E, como disse o mesmo Miles. “— É como dizer para um passarinho: “Você podia fazer isso de novo?”.

A Apple (como deve ser) não vive para preservar o passado, mas definir o futuro. Todas as mudanças radicais da Apple foram saudadas com reclamações e “piche” que previam e prevêem seu fracasso. A Apple não sabe, nem quer saber, como ela tocava antes, e produz para quem _vai_ usar o Mac, não para quem já usa.

Quem usa computador deve estar pronto para turbulências na relação com software e interface de software. Computador moderno não faz o que você quer. No tempo do cartão perfurado, do terminal, vlci´_tentava_ fazer com que ele fizesse o que você queria. Com a Interface Gráfica (GUI, pronúncia “gooeye” em inglês = gúuêi) ele faz o que ele foi ensinado a fazer. Você tem que aprender a tirar partido destas limitações. Não muito diferente de um formão (que, modesta à parte eu sei usar _muito_ bem). O formão só “sabe” fazer o que ele sabe. Você tem que saber usar.

abraços,

Mario Jorge


Mais detalhes sobre a lista de discussão Mac-BR