[Mac-BR] Preço do iPhone 5 nos EUA

Mario Jorge Passos mj em passos.net
Quinta Setembro 19 05:14:53 PDT 2013

O Fábio levantou um ponto importante,

Quando a TIM lançou 3G, comprei (já contei aqui, eu acho) um modem USB e contratei um plano de 7 Megabits por segundo (por extenso porque aí vem confusão). Chegava perto disso em velocidade real. Dava para ver streaming de vídeo sem engasgar. Claro (sem trocadilho) que era simples: eram poucos clientes disputando a banda e os equipamentos.

Hoje a TIM (e as outras operadoras, do mesmo modo) vende apenas "pacotes de dados". 300 Mega, etc.  com velocidade não especificada (a ultima vez me falaram em 500 Kilobits por segundo!) e um limite de tráfego máximo por mês, que se excedido a velocidade cai para centenas de k's por segundo.

Apesar de a TIM ter comprado a Intelig e a AEScom, provedoras de conectividade, deve estar usando esta capacidade para o serviço Live TIM, que parece ser ótimo pelo que um cliente me contou.

Usei 4G da Vivo. Passou um pouco do meu 3G inicial da TIM. E a cobertura, como vocês veem, é pífia…

O pior é que não vai mudar porque precisa ou de incentivo fiscal para tornar o negócio interessante ou de investimento federal direto em infraestrutura de telecom. Ou melhor ainda, dos dois.

E telecom, TI, know-how, ensino básico e superior são assuntos de terceiro ou quarto interesse no Brasil, infelizmente.

De volta à Apple: Apesar de tudo isso eu pretendo comprar um 5S :-)

abraços,

Mario Jorge