[Mac-BR] MacBook Pro: Retina vs sem Retina.

CaiOM caiom em me.com
Segunda Janeiro 13 18:02:45 PST 2014

On 13/01/2014, at 23:14, Davi C. Rodrigues wrote:

> Colegas da lista, devo finalmente fazer um upgrade em meu macbook pro. Andei fazendo uns estudos de configuração e me parece que para mim o mais adequado é a versão antiga,  sem retina.
>
> Como existe uma chance de eu estar esquecendo de avaliar algum detalhe importante, achei bom fazer esta pergunta aqui. Agradeço a quem puder ajudar. Vi por exemplo que o site http://buyersguide.macrumors.com não recomenda a compra dessa versão sem retina, lá é dito:

Depende do seu uso,

> Recommendation: Don't buy - outdated and likely being phased out
"ultrapassada e sendo eliminada"
Acho besteira isso, todo ano vai ter upgrade de macbook, iphone etc. seja qual modelo vc comprar.
Se a apple tirar essse modelo qual o problema? ela vai valer um pouco menos na hora de revender mas
vai continuar sendo uma excelente maquina por muitos anos.

> Segue a configuração de 13'' que estou considerando (sem retina):
>
> Intel Core i7 dual core, 2,9GHz, Turbo Boost até 3,6GHz
> SDRAM DDR3 8GB 1600MHz - 2x4GB
> Drive de estado sólido de 256GB

Pense bem no que vc vai colocar nesse ssd.  espaço em hd nunca é demais.
por isso eu disse "Depende do seu uso"

> A configuração acima na versão retina é mil reais mais cara,  ainda precisaria comprar o leitor de dvd (mais uns 350 reais), e não poderia mais tarde fazer um upgrade para 16 GB de ram (pelo que entendi, as memórias são soldadas na versão retina). Sobre HDD entendi que há complicações para a sua troca, mas é possível.

A vantagem da outra maquina é que vc pode tirar o drive de cd/dvd e colcoar um ssd.  ficaria com um ssd para sistema e um hd para arquivos.
De novo:  "Depende do seu uso"

> Vantagens da versão retina: Tela com maior resolução (sem muita vantagem para mim, pois na maior parte do tempo uso o laptop conectado a um monitor maior);  disco de estado sólido com PCIe (logo, um levemente mais rápido) e, por fim as duas principais vantagens por mim:  o processador gráfico (Intel HD 4000 (antigo) mudou para Intel Iris(Retina)) e laptop um pouco mais fino.
De novo:  "Depende do seu uso" se vc for usar para editar pequenos videos, musicas, fotos, vc nao vai nem notar a diferença.
Acho que vc só vai mesmo sentir a diferença do processador se usar para editar videos mais longos, imagens pesadas ou com passar dos
anos e updates de sistema.

Sim é bem mais fino, muito lindo esse modelo.

> Enfim, a versão retina tem vantagens, mas também tem desvantagens, e o preço é significativamente maior.
>
> Esqueci de analisar algo?
>
> Obrigado pela ajuda.
>
> Abraços,
> Davi

Veja o quanto vc vai precisar usar do hd
o que vc vai rodar no mac
quanto tempo vai pretende ficar com ele.

Davi vou respondendo:
Eu quero em breve comprar esse de 13 sem retina porque eu preciso de muito espaço em HD,
entao tem que ter hd sata de 1TB, se eu puder ($) tiro o drive do dvd e coloco um ssd com sistema. vai ficar bem rápido.

Tem gente que troca de carro e computador todo ano,  eu nao, entao estou satisfeito com meu mac pro de 2006 com 5 hds
pra guardar tudo o que tenho ainda backups. (só é pesar nao poder instalar o mountain lion pra cima).

Como pretendo ficar com muito tempo com ele, prefiro o modelo que possa fazer upgrade de memória e hd. ou comprar
com o maximo que puder de memória.16GB é mais do que suficientes para qualquer mortal por uns 3 anos no mínimo.

Caio