[Mac-BR] Arquivando e-mail

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Tue Nov 8 03:48:24 PST 2016

> Saudades do tempo do tempo do e-mail de texto puro…
> Podia mover ela a vontade com o velho e bom Claris Emailer… : \
>
> Ps…
> Como os escritórios que atende estão cuidado disso? Gerando arquivos PDF das msg’s???

Dandalo,

Sim, mail em texto puro ocupa(va) muito pouco espaço. O Eudora era o melhor de todos. Hoje programa de mail é servidor de arquivos. Guarda-se lá _e_ no Servidor de Arquivos (ou HD, Dropbox, etc).

As empresas fazem o que eu faço: mantém todas as mensagens. Na pior das hipóteses fazem “Inibox até dezembro de 2015”, “enviados até dezembro de 2015”, ou “de 2015”. Desencorajo _totalmente_ o arquivamento em pastas por remetente/destinatário/assunto. Para isso existe “find”.

Por que? Exemplo simples: uma mensagem ou mais mensagens para o indivíduo “i” mas sobre o assunto “a” terão que ou ser arquivadas na pasta “i” ou “a” e com isso serão difíceis de encontrar. Ou armazena-se duas cópias, o que é trabalho manual, etc.

O Mail tem as smart mailboxes: “Se o To ou From for “i”” exiba na pasta “i”. Se o Assunto for “a” exiba na pasta “a”. Donde uma única mensagem pode estar em dois lugares, sem problemas.

Ah, e frequentemente o dono da máquina armazena as mensagens no seu Mac ao invés de no servidor, o que é desrecomendável.

abraço,