[Mac-BR] Safari - fonte sem legibilidade

Alexandre Oliveira oliveiracomunicacao at gmail.com
Mon Apr 24 05:58:22 PDT 2017

Oi Mário.

Antes de mais nada, gratidão pelo retorno.

Não, não mexi em nenhuma fonte fundamental do sistema, pois aprendi há muito tempo, digamos, que isso é considerado um pecado quase mortal e um erro básico (rss).
É justamente isso que me intriga:
1) por não ter mexido em nada;
2) por ser apenas nessa URL e no Safari;
3) a mesma Url em outros navegadores (Chrome, Firefox etc.) está normal e por isso posso continuar meu trabalho de pesquisas sem nenhum problema (planos A, B, C… que resolvem instantaneamente);
4) outras textos e arquiteturas de quaisquer outras Urls no Safari: tudo normal;
5) achei que poderia ser algum conflito entre fontes porque quando a gente habilita alguma fonte por algum gerenciador de fonte e, a mesma fonte ou família, quando já existente no sistema, o gerenciador sempre pergunta antes se eu quero utilizar a nova fonte habilitada ou desistir e deixar a fonte em uso habilitada, ou seja, quando é do sistema, sempre digo que quero deixar a fonte em uso habilitada justamente para não habilitar/substituir pela nova e “não mexer em time que está ganhando";
6) nunca removi ou removerei os idiomas, sabendo dos entraves que posso ter e também por laborar trabalhos em outras línguas, a exemplo do alfabeto cirílico, egípcio e/ou grego, e também fórmulas e equações que exigem alguns caracteres específicos (glifos) quando navego em sites com idiomas estrangeiros.

Com certeza deve ser alguma configuração boba ou até quem sabe, algum atalho teclado involuntariamente (hipóteses). Mas fiquei instigado em investigar.

PS.: lembra do tempo do Classic, onde a gente precisava ir desabilitando e habilitando as centenas de extensões (ou até mesmo fontes) até identificar a corrompida ou em conflito? Nisso consideremos a ATM que influenciava diretamente nas fontes instaladas (uma busca incessante e parecida de minutos, horas ou dias… bom para os técnicos/suportes que cobravam por hora.. rss)

Um forte abraço, no ensejo de decifrarmos mais esse enigma imposto pela Esfinge Cupertina do Condado de Santa Clara.

Alexandre Oliveira