[Mac-BR] SSD MacBook

Christian Albanese albanese em mac.com
Quinta Agosto 24 07:13:32 PDT 2017

Salve MJ e cia!

Meu MacBook tem 1TB de memória ssd.
Uso o Fast Task para monitorar o uso do espaço em disco, procuro não ultrapassar os 80% de ocupação. Essa semana notei que estava quase em 90% e comecei a procurar por arquivos grandes (como filmes) para realocar em HD externo e voltar aos níveis de ocupação habituais. Acontece que, mesmo removendo muitos GB de dados (cerca de 430 GB), o Fast Task segue mostrando o mesmo número, como se o espaço em disco não fosse efetivamente recuperado.... será esse um sinal de morte eminente do ssd??

Rodei o disk utility à partir de uma chave USB bootavel (Sierra), nada de grave foi encontrado. Aí lembrei que meu HD estava encriptado e recentemente fiz um update do Mac OS... não sei se tem algo a ver mas, como estou feito cego em tiroteiro, resolvi desligar a encriptação de dados, que leva várias horas para retornar ao estado "normal". Deixei a máquina ligada em casa rodando. Confesso que estou bem preocupado :-(

Alguém arrisca um palpite?

Abraço
C.

Enviado do meu iPhone