[Mac-BR] Mac mini com 16 GB de Ram congela por swapfiles gigantes

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Fri Nov 9 00:54:46 PST 2018

Bom dia Sezario,

Há algo de errado com o seu sistema. Pode ter havido algum problema na instalação.

No meu MacBook 15”, Early 2013, i7 de 2,7 GHz, 16 Giga de RAM (como o seu mini) SSD de 750 Giga, com 150 livres, no momento tenho abertos os programas abaixo.

Mail, WhatsApp, Chrome, Firefox, Safari, Preview, Calculadora, Calendário, Contatos, Notes, Reminders, Messages, TextEdit, Apple Remote Desktop, Photos, iTerm, iTunes Word e Excel

E tudo isso produziu só 8 swapfiles, de 0 a 7. Você falou em 21,5 GB de swapfiles, melhor listar a quantidade. mas devem ser 20. Realmente, em algumas situações, quando chego a mais swapfiles, a máquina começa a ficar lenta. Aí simplesmente fecho alguns programas e tudo volta ao normal. Em casos extremos fecho todos e abro novamente. Ou dou restart.

O Chorme é conhecido como devorador de memória, mas você alega ter apenas 3 programas abertos, e isso não deveria gerar 20 swapfiles.

Ah, e você fala de ter 2 discos. SSD e HD. Suponho que seja organizado com o OS no SSD e home no HD. Alguns minis que conheço tiveram problemas com HD, inclusive um dos meus. Tente verificar o HD.

E, finalmente, qual o ano modelo do seu mini? No meu Mactracker não encontrei i3 com 2.4 GHz. Pode ser erro do Mactracker.

abraço,

mj