[Mac-BR] Manutenção de disco rígido

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Apr 11 18:20:01 PDT 2019

Henrique,

Não existe tal coisa como “a vida útil de um HD é de 7 anos”. Os fabricantes publicavam, não sei bem porque nunca mais vi publicado o MTBF (Meant time between failures - tempo médio entre falhas) que era na casa de centenas de milhares de horas, o que talvez de nos 7 anos do seu amigo. Mas isso é um dado estatístico. Tempo médio. O HD pode sair da caixa e quebrar. Ou pode durar muito mais que 7 anos, ligado dia e noite. Aliás, o meu Mac mini 2011 tem 2 HD’s de 500 Giga originais. Tenho mais 2. Todos ligados dia e noite. Passaram longe do prazo dado pelo seu amigo.

Colocar os HD’s para funcionar periódicamente quer dizer o que? Que você tem HD’s com dados dentro guardados em um armário? Se sim, não recomendo por um motivo diferente: umidade. Os HD’s ligados estão quentes, o que reduz o risco por umidade e, pior, se perto do mar, do sal. Guardados podem oxidar, inclusive a placa, sem a qual eles não funcionam.

Não cabe “fazer a varredura do HD inteiro”, se você fala em tentar ler toda a superfície do HD para verificar a sua integridade física,  porque neste caso, sim, você estaria usando desnecessáriamente o mecanismo do HD.

Enfim. HD bom é HD ligado. Dados, se você pretende mante-los, devem estar em dois lugares. Em dois HD’s ou conjuntos de HD’s (arrays), de preferência em endereços diferentes, ou em um HD ou array e um serviço de backup. O meu predileto é o Crash Plan, mas há outros como Backblaze e Carbonite.

Ah, Google, iCloud e outros _não_ são backup. Esses serviços não tem backup. São cópias de segurança, mas uma vez apagados — estou desconsiderando o “lixo temporário” — estão apagados, e em todos os equipamentos que tem cópias desses dcomentos. E não fazem versionamento — manter cópias de versões diferentes de um mesmo documento.

O Time Machine, apesar de local, é um excelente programa de backup, que faz versionamento. Você pode, por exemplo, recuperar uma mensagem do Mail. Tente e verá.

Abraço,

Mario Jorge