[Mac-BR] Startup disk sumiu

Assis Basso Jr assisjr at mac.com
Thu Mar 21 06:25:19 PDT 2019

Povo,

tenho um macbook, com uns 5 anos de uso, tenho (ou tinha...) nele, o sistema operacional mais atual, e tudo corria bem até que...
precisei resgatar o número de recebo do IRPF. Como não achava, resolvi reinstalar o programa de IRPF de 2018 e 2017.

Naqueles procedimentos de clica aqui, clica acolá, reinstala o java e ....brummm! o computador não mais voltou à ativa...pastinha com ponto de interrogação na tela.

Já dei zap PRAM, já reiniciei com command+R apertado. Às vezes, ele entra na tela de login e trava, às vezes segue um pouco adiante.

Consegui até chegar no Disk Utility (estava disposto a tudo - até reinstalar do zero o sistema), mas, nunca aparece o startup disk, para dar prosseguimento.

Alguma dica, antes de eu ter que levar na Apple?

Obrigado. e mac-abraços!