[Mac-BR] Startup disk sumiu

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Mar 21 08:16:34 PDT 2019

OI Assis,

O procedimento de Java + IRPF não podem criar a situação descrita que é sintoma de duas coisas:

Disco sem sistema operaciona ou sem sistema operacionall utilizável, por dano ao sistema, ou dano ao sistema de arquivos (aquele que o Disk Utility conserta)

Disco com defeito mecânico.

O que você deve fazer é dar restart com Commando + R apertados, e na tela que abrir pirmeiro rodar o Disk Utility. Se o startup disk não aparece, quando você dá quit, é que o sistema não está bom. Nesse caso mande instalar o sistema novamente.

Abraço e boa sorte. E claro, reporte para a gente o resultado.

Mario Jorge