[Mac-BR] Roteadores mesh + Google

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Mon Sep 2 05:57:12 PDT 2019

Bom dia Stella,

Primeiro: os servidores de envio de mail da Apple (mac.com <http://mac.com/>, me.com <http://me.com/> iCloud.com) não estão entregando mail para o subdomínio lista.powercity.net. É uma sutileza técnica, que estou tentando resolver.

Por conta disso estou enviando uma cópia para a Maria Luiza Albanese.

Primeiro: se desligando a Time Machine a Internet voltou a ficar boa o caminho seria analisar o porque da Time Machine estar criando esse problema. Perder a Time Machine, e o seu conteúdo, não é uma boa coisa. Com os equipamentos ligados dia e noite o efeito da maresia pode ser nos conectores de rede, contornável, ou, aí sim fatal, na placa de circuito impresso. Outro dia vi um MacBook em que um capacitor, pequenino, do tamanho ou menor que uma cabeça de fósforo, tinha sido corroído pela maresia e “matado” o MacBook.

Segundo: Mesh é uma palavra mágica que é repetida sem pensar no que se trata. Uma rede wifi mesh é uma rede “entrelaçada” como o nome indica. A questão é que no Rio de Janeiro, Brasil, onde há paredes de tijolos, paredes de tijolos deitados, argamassa dos dois lados da parede, espelhos que tomam paredes inteiras, tubulação metálica, e estruturas de concreto armado, propagar Wi-Fi pelo rádio é muito difícil. Isso é simples nos Estados Unidos onde quase todos os prédios tem paredes de gesso cartonado, cujo nome em inglês já foi importado: drywall. Para que isso funcione _bem_ é preciso que cada base esteja dentro do pleno alcance das outras bases e aqui elas frequentemente estão no limiar do alcance das outras bases.

Com o fim da fabricação e comercialização — pela Apple, ainda existem a venda, mas a peso de ouro — das bases AirPort (incluindo as Time Capsules) eu tenho usado _sempre_ bases interligadas por cabo a um roteador central que não é, necessáriamente, uma base sem fio.

A Ubiquity Networks, fabricante das bases Unifi, sensacionais para uso profissional, acaba de lançar um sistema doméstico. Valeria checar.

Fora isso tenho usado produtos da TP-Link.

abraços,

Mario Jorge