[Mac-BR] Fotos no iPhone, no iCloud e no Mac

Helvécio Mafra hmafra at icloud.com
Wed Jul 1 04:58:27 PDT 2020

Pessoal,

Não tenho certeza se já mandei essa mensagem, pois acabei de ver na pasta de rascunhos. Então vou mandar, e se já mandei antes,desculpem pela repetição!

Tenho fotos em três lugares:

* no iPhone
* no iCloud
* no Mac (uma máquina virtual com o Mojave, já que não tenho computador em casa já há alguns anos e os Macintoshes estão muito acima do que estou podendo gastar com computadores)

No iPhone eu habilitei pra salvar as fotos no iCloud, de maneira a poder manter as fotos tanto online como no aparelho. Mas, como o iPhone não tem muito espaço de disco eu estou sempre apagando as fotos dele.

No iCloud, além das fotos do iPhone, mantenho algumas outras que uso como descanso de tela do Apple TV. Atualmente o espaço disponível nele é 2,9GB dos 5GB originais, e assim como não estou querendo gastar com um novo Mac, não quero aumentar a espaço de disco no iCloud, pois o que precisaria ficaria impagável (ver mais abaixo).

No Mac está minha fototeca, que mantenho no Photos, e que está atualmente com 297 GB de disco utilizado, São muitos anos de fotos, e mesmo que fizesse uma seleção, ainda ficaria com muita coisa. Isso implica numa conta do iCloud de 2 TB, que são 10 doletas por mês, e não quero esse custo agora.

Uma forma que usava pra passar as fotos do iPhone pro Mac era usando o DropBox, pra onde as fotos são enviadas automaticamente, e de lá copiava no Photos e apagava, de maneira a não ocupar muito espaço na nuvem. Como estou com um iPhone novo (um 6S que foi o que deu pra comprar agora), me deparei com um pequeno problema nessa metodologia.

O iPhone antigo simplesmente tirava fotos, que iam pro DropBox, Ótimo.

Agora existe a possibilidade das fotos Live, que na verdade são diversas fotos que podem ser vistas como um pequeno vídeo, ou exportadas como GIF ou vídeos. Essas, ao serem transferidas pro DropBox viram fotos estáticas, perdendo uma característica muito legal bolada pela Apple.

Depois dessa longa história, minha pergunta:

Alguém sabe uma maneira de baixar as fotos do iCloud para o Mac sem ser a automática, que transfere ao mesmo tempo as fotos do Mac para o iCloud? Assim eu poderia salvar as Live Photos no Mac e apagar do iPhone, mantendo o espaço no último, ao mesmo tempo que mantenho as Live Photos com suas características.

Obrigado por qualquer dica.

Um abraço,
Helvécio
--