[Mac-BR] processador

Jorge Maia jh.maia at yahoo.com.br
Thu Jun 4 07:15:13 PDT 2020

Em “teoria”, um processador consegue ter mais performance por outros fatores que apenas o clock. O processo de construção, por exemplo. Hipoteticamente falando, um processador com processo de manufatura de 10nm (nanômetros) e um de 6nm, mesmo que com o mesmo clock (GHz), há grandes chances (quase certeza) que o de 6nm é muito mais rápido, pois cabem muito mais transistores no mesmo espaço.

Há muitos anos, o desafio era cada vez mais aumentar o clock, pois não se conseguia mexer muito no processo de fabricação. Lembro que os primeiros PCs que eu montei tinham clock de 4,77MHz (sim, MHz, não GHz), que foram subindo rapidamente (quem é das antigas vai lembrar dos PCs de 8MHz, 25MHz, 33MHz, 66MHz, 100MHz, 133MHz, etc e suas nomenclaturas da época - DX-33, DX2-50, DX4-100, etc).

Quando chegamos na casa dos GHz, depois de um tempo meio que alguns limites foram estabelecidos e, em vez de apenas aumentar o clock, foram melhoradas as tecnologias de construção, com cada vez mais transistores (por estarem mais “juntos”). Isso faz com que, ao passo que diminui a distância a ser percorrida pelos sinais, ele seja mais rápido. Aumentar muito o clock provoca aquecimento, e então o grande desafio é equilibrar essa equação.

Lembra da história da Eficiência Energética, que foi um dos motivos da Apple mudar dos Power-PC para Intel?

Bom, divaguei um pouco. Mas de maneira bem simplista é isso. Olha essa imagem para ter uma ideia.

Abraços

Jorge Maia
Porto - Portugal