[Mac-BR] Porque não há teclado Apple ABNT2?

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Fri May 22 17:07:40 PDT 2020

Marcos,  Dandalo e Haroldo e demais,

Nos teclados de Mac, não por acaso tem “alt” escrito na tecla Option :-). E pra quem não sabe nas Preferência do Sistema tem como trocar Alt por Windows. E teclar no mesmo lugar que no teclado de Mac.

Concordo que, especialmente depois que o macOS _tem_ embutido um layout de teclado ABNT2 nas preferências do sistema (se lembra que havia layouts “feitos à mão?”) usar um teclado USB ABNT2 é só plugar e saber digitar.

E sIm, a Apple fabricou um teclado Brasileiro especialmente porque foram processados por alguém que, usando argumentos como os citados pelo Dandalo exigiu um teclado Português do Brasil.

O teclado de Portugal tem o principal obstáculo em ser preciso digitar @ com option, que em alguns não está, sequer, visível.

E, ou bem americano, ou bem brasileiro. No Brasil, fora Macs, nunca se usou teclado português.

A Apple, como eu disse, dificilmente vende mais _produtos_ em Portugal ou na Dinamarca. E talvez vendesse mais se existisse um teclado ABNT2. Simplesmente se lixa para o consumidor brasileiro. É esse o meu ponto inicial.

Não acho que os iMacs vão subir de preço, porque os preços dos MacBooks já começaram lentamente a cair. Os iPad Pro já são mais poderosos do que alguns MacBooks, mas ainda são mais caros. O que se pensa é que talvez a Apple adote os processadores ARM dos iPads nos MacBooks. E eventualmente nos Macs.

abraços,

mj