[Mac-BR] M1 – primeiras impressões

Ari Silveira dos Santos Filho ari.silveira at gmail.com
Mon Nov 16 20:42:24 PST 2020


MJ,

Esqueci de dizer o modelo. Sim, é um MacBook Pro de 13 polegadas, mid-2012. Não tenho ferramentas nem sangue frio para tentar abrir meu Mac. Cheguei a levá-lo a uma assistência técnica “especializada” (não autorizada) e disseram que precisava de um reparo na placa lógica, que estava oxidada. O problema parecia estar resolvido, mas voltou.

Geralmente o problema aparece  nas reuniões por videoconferência, mas já aconteceu ao renderizar vídeos no Première.

Ao longo desses anos, também precisei trocar duas vezes o cabo flat do HD (depois SSD). Acho que não dá pra brigar com a obsolescência programada dessas máquinas.

Por enquanto vou usar o laptop PC corporativo. Vou torcer para minhas economias durarem até a segunda leva dos Macs Apple Silicon.

Abraços,

Ari Silveira

Enviado do meu iPhone

> Em 13 de nov. de 2020, à(s) 20:35, Mario Jorge Passos <mj at passos.net> escreveu:
> 
> Ari,
> 
> Você assistiu a apresentação dos produtos?
> 
> A descrição é de algo muito mais moderno e veloz que a arquitetura Intel atual. O M1 é, como os iPhones e iPads, um SOC, system on a chip. A CPU (dois blocos de _8_ cores/núcleos, com funções diferentes), está no mesmo chip — o M1, como os A dos iPads e iPhones — que a GPU (outros 8 núcleos), controladores USB e Thunderbolt, e a RAM. A RAM não vem soldada na placa, mas embutida no processador, donde o acesso é MUITO mais rápido.
> 
> Há tempos que Jean Louis Gassé, ex VP de hardware da Apple aponta que um iPad Pro alcançava benchmarks iguais ou superiores a um MacBook Pro dos grandes. Em um gabinete sem refrigeração.
> 
> Dito isso, realmente independentemente de qual o processador, 16 giga de RAM é pouco especialmente quando você pensa que um MacPro pode receber mais que 1 Tera de RAM.. Mas note que não foi lançada nenhuma máquina para uso pesado. O M1 foi oferecido apenas no MacBook Air, no Mac mini e no MacBook Pro de 13 polegadas. Todas 3 máquinas tradicionalmente entry level. Eu estimo que lá para março/abril, acho que não antes, uma segunda leva de máquinas deve surgir. E, com elas, opções mais realmente pro.
> 
> Outro item importante: o clock das máquinas não é declarado. E como o Air funciona sem ventoinha (cooler, não, estamos no Brasil) e o MBP 13 _e_ o mini tem ventoinhas dá para supor que o mesmo processador é usado com clocks diferentes. E, consequentemente vai ter performances diferentes.
> 
> Quanto ao seu problema de vídeo você não diz qual o seu MacBook mas eu já vi isso em MacBooks Pro de 13 polegadas. Eventualmente é defeito no chip gráfico — GPU, placa de vídeo — _ou_ problema na RAM, já que ela é usada pelo chip gráfico dessas máquinas, que não tem memória dedicada.
> 
> Remover os chips de RAM, limpar os contatos e ligar a máquina ora com um ora com outro e eventualmente com os dois pode ajudar a localizar o problema, se esse não for na placa gráfica, que é parte integral da placa mãe. 
> 
> Ah, abrir e limpar, com o jato de ar deuma lata de ar-comprimido,  toda a poeira que se acumula na máquina também pode ajudar a resolver o problema.
> 
> Abraço e boa sorte.
> 
> Mario Jorge
> 
>> On 13 Nov 2020, at 13:30, Ari Silveira dos Santos Filho <ari.silveira at gmail.com> wrote:
>> 
>> Boa tarde!
>> 
>> Já assinei anteriormente a lista e retorno depois de um hiato oito anos por sentir falta de alguma interação com Mac users “das antigas” nesse momento de transição da plataforma. Nos últimos meses, vivi uma enorme expectativa pelo lançamento dos primeiros Macs com chip Apple Silicon, porque meu MBP de 13” mid-2012 velho de guerra não está aguentando o tranco.
>> 
>> Fiquei, porém, profundamente decepcionado com as limitações de memória e armazenamento, principalmente do MacBook “Pro”. Nos últimos anos, a Apple flexibilizou bastante o conceito de “pro”, acabando com os upgrades de memória e armazenamento. Mas lançar um MBP com no máximo 16 GB e 2 TB me parece um escárnio, principalmente porque a RAM e o SSD vêm soldados na placa lógica. É exatamente a quantidade de memória e armazenamento que tenho no meu velho Mac. Há dois anos, fiz um upgrade de 8 GB para 16 GB de RAM e de um HD de 750 GB para um SSD de 2 TB.
>> 
>> Acabei me tornando praticamente um heavy-user, porque sou profissional de comunicação e estou trabalhando bastante com edição de vídeos – em home-office, durante a pandemia. Meu Mac tem apresentado travamentos estranhos, principalmente durante videoconferências. Talvez seja problema no chip gráfico. Foto da tela neste link (já que não foi possível fazer a captura): https://flic.kr/p/2k68VmA 
>> 
>> Acabei de receber um laptop Windows corporativo (Lenovo Thinkpad), que, depois de configurado pela equipe do help-disk, poderá atender minhas necessidades profissionais, mas prefiro trabalhar no Mac. Agora vou ter que aguardar os próximos lançamentos. Alguém tem algum palpite de quando a Apple vai lançar modelos um pouco mais “parrudos”?
>> 
>> Abraços a todos,
>> 
>> 
>> Ari Silveira
>> Rio de Janeiro, RJ
>> _______________________________________________
>> Lista Mac-BR
>> Mac-BR at lists.powercity.net
>> Para ir aos arquivos, assinar, desassinar e modificar sua assinatura visite:
>> http://lists.powercity.net/listinfo.cgi/mac-br-powercity.net
> 
> _______________________________________________
> Lista Mac-BR
> Mac-BR at lists.powercity.net
> Para ir aos arquivos, assinar, desassinar e modificar sua assinatura visite:
> http://lists.powercity.net/listinfo.cgi/mac-br-powercity.net



More information about the Mac-BR mailing list