[Mac-BR] M1 Max – primeiras impressões

Ari ari.silveira at gmail.com
Mon Dec 27 09:08:15 PST 2021

Prezados,

Espero que todos tenham tido um feliz Natal. Que 2022 seja um ano de solidariedade, empatia, justiça, tolerância e amor.

Conforme prometido, vou compartilhar com vocês algumas das impressões iniciais de uso do meu novo MacBook Pro de 16”.

Fazia tempo que eu não tinha a experiência de abril um Mac e sentir o cheiro de novo. Ao abrir e ouvir o startup chime, voltei a sentir uma sensação parecida com a que tive há 26 anos, quando liguei pela primeira vez meu saudoso Performinha 630CD. A importação dos dados do meu MBP antigo (13” mid-2012) foi bem demorada, porque eu tinha cerca de 1,5 TB ocupados.

Não tive oportunidade de exigir demais do novo Mac, mas fiz um teste. Editei um vídeo 4K de 3min40s no Premiere. Durante a edição, antes de renderizar, o Premiere reproduziu a sequência sem nenhum engasgo ou falha. Usei apenas cortes secos e fusões (cross dissolve) e apliquei correção de cor em todos os clipes. A renderização e exportação demorou menos de 58 segundos. Quem quiser, pode conferir o resultado aqui: https://youtu.be/fonUKt2L9IY <https://youtu.be/fonUKt2L9IY>. Não reparem na captação. Não sou cinegrafista profissional. Quis gravar em 24 fps para ficar com cadência de filme, mas parece que o iPhone não é bom para captar imagens nessa frame rate.

Mais tarde, no meu trabalho, precisei sobrepor composições do After Effects, com duração total de 40 segundos, distribuídas ao longo de um vídeo de 1 minuto que já estava editado, em full-HD (1080p). Levei cerca de 8 segundos para exportar essa nova versão. No Mac velho, a renderização e exportação de um vídeo full-HD de 1 minuto demorava cerca de 20 minutos. Só aí já tive um grande ganho de produtividade.

O único contratempo que tive foi na primeira tentativa de backup. Foi o mesmo problema já relatado por usuários no Big Sur e no Monterey: o Time Machine não consegue concluir o primeiro backup. Reiniciei o Mac em modo se segurança, mas nem assim funcionou. Aí me lembrei do Mario Jorge e baixei o Carbon Copy Cloner. Só assim consegui fazer o backup.

No mais, a tela Liquid Retina correspondeu às expectativas. O áudio, com dois tweeters e um woofer por canal, é muito bom para um laptop.

Ainda estou conhecendo os recursos do Monterey. Nem cheguei a conhecer o Big Sur, porque o sistema mais recente suportado pelo meu MBP antigo é o Catalina. Mas, no geral estou adorando o Mac novo e espero continuar com ele por mais 8 anos, pelo menos, quem sabe até 10…

Abraços,

Ari Silveira