[Mac-BR] RAM pode queimar placa lógica?

Ari ari.silveira at gmail.com
Wed Dec 29 04:52:56 PST 2021

Amigos,

Enquanto vou curtindo o Mac novo, quero deixar o velho em dia para repassar a outro membro da família. Meu MBP 13” mid-2012 de vez em quando congelava e apresentava barras retangulares horizontais na tela, reiniciando ou desligando em seguida. Levei à assistência técnica algumas vezes neste ano e a solução (trocadilho involuntário com o nome da assistência) foi trocar a placa lógica, por problema no chip gráfico integrado. Só que o problema voltou e a placa foi trocada mais duas vezes, desta vez na garantia do conserto. Na última, foi removido um dos módulos de memória, que seria responsável pela queima da placa.

Pergunto: faz sentido? Ou será que o problema era só no módulo de memória desde sempre e a primeira troca de placa (caríssima, por sinal, ainda mais considerando a idade do Mac em questão) teria sido desnecessária? O que me intriga é que Macs sempre foram “exigentes” com a qualidade da memória. Módulos com defeito não costumavam ser reconhecidos, ou então o Mac fazia bipes estranhos e não ligava.

Abraços,

Ari Silveira