[Mac-BR] RAM pode queimar placa lógica?

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Wed Dec 29 05:25:44 PST 2021


Ari,

É difícil jurar de pés juntos que memória não queima placa. Por outro lado os Macs tem um histórico de serem resistentes a maus tratos. Tenho o exemplo de um MacPro “ralador” ligado a dois monitores com fase na carcaça que simplesmente desligava até eu ser chamando, detectar e apontar o problema, e com a tomada consertada, o Mac ligar normalmente. 

Os MacBooks 13 polegadas de  2012 são muito numerosos e por isso tenho um histórico dos problemas mais frequentes. Não tenho, que me lembre, nenhum histórico de chip gráfico, que por outro lado é uma pane comum nos de 15 polegadas da mesma época, assim como nos iMacs. 

Memória RAM, sim, muitas vezes para de funcionar, eventualmente simplesmente por conectores oxidados. E, é bom notar, a VRAM no caso dele é parte da memória RAM (a boa e velha memória compartilhada). 

Os outros defeitos frequentes são slot de memória com defeito — para de funcionar — e, o mais frequente de todos, placa lógica danificada por oxidação. Tenho fotos que fiz com microscópio que explicam porque essas placas pifam. O Rio de Janeiro tem muito sal e umidade no ar. 

Dito isso é possível que a memória estivesse com defeito o tempo todo.

Ah, uma autorizada teoricamente não pode nem olhar para um MBP de 2012. Se ela trocou ou tinha em estoque do tempo em que a Apple _vendia_ peças para as oficinas (hoje, depois de se certificar da presença da máquina na autorizada, ela envia uma e pede a peça quebrada de volta) ou comprou no mercado paralelo, que vende geralmente placas recondicionadas. 

abraço,

mj


> On 29 Dec 2021, at 09:52, Ari <ari.silveira at gmail.com> wrote:
> 
> Amigos,
> 
> Enquanto vou curtindo o Mac novo, quero deixar o velho em dia para repassar a outro membro da família. Meu MBP 13” mid-2012 de vez em quando congelava e apresentava barras retangulares horizontais na tela, reiniciando ou desligando em seguida. Levei à assistência técnica algumas vezes neste ano e a solução (trocadilho involuntário com o nome da assistência) foi trocar a placa lógica, por problema no chip gráfico integrado. Só que o problema voltou e a placa foi trocada mais duas vezes, desta vez na garantia do conserto. Na última, foi removido um dos módulos de memória, que seria responsável pela queima da placa.
> 
> Pergunto: faz sentido? Ou será que o problema era só no módulo de memória desde sempre e a primeira troca de placa (caríssima, por sinal, ainda mais considerando a idade do Mac em questão) teria sido desnecessária? O que me intriga é que Macs sempre foram “exigentes” com a qualidade da memória. Módulos com defeito não costumavam ser reconhecidos, ou então o Mac fazia bipes estranhos e não ligava.
> 
> Abraços,
> 
> Ari Silveira

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.powercity.net/pipermail/mac-br-powercity.net/attachments/20211229/ca35bcc0/attachment.htm>


More information about the Mac-BR mailing list