[Mac-BR] A era dos clones

Ari ari.silveira at gmail.com
Fri Feb 5 09:51:38 PST 2021

Prezados,

Tenho visto no YouTube vídeos sobre equipamentos vintage e eis que me apareceu esse, sobre clones de Mac: https://www.youtube.com/watch?v=PMXKy5vrMJM

O que me surpreendeu é que, além de fabricantes como Power Computing, Umax, Radius, DayStar e Motorola, a Pioneer chegou produzir clones de Mac nos anos 90. E o mais incrível é que o primeiro modelo tinha um processador 68040. Provavelmente foi o único clone autorizado de Mac 68k na história. Pesquisei e descobri que os modelos seguintes vieram com chips PowerPC 601 e 603e.

Isso me fez lembrar que na época da volta de Steve Jobs e descontinuidade da malfadada política de clones, alguém comentou, acho que foi o MJ, que se um dia a Apple voltasse a autorizar clones, em condições mais favoráveis, gostaria de ver um Mac-compatível fabricado pela Sony, em razão da tradição de alta qualidade dos produtos do fabricante japonês. Pois bem, nunca houve um clone de Mac feito pela Sony, mas já houve da Pioneer! Só faltava um clone de Mac da Marantz ou da Technics…

Abraços,

Ari