[Mac-BR] HDs externos

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun Jun 27 17:50:23 PDT 2021

Fabricio,

A diferença que é que os arrays da/da Backblaze são feitos, na maior parte, de HD’s de 3,5”. HD’s de Desktop.

Estamos falando de HD’s _externos_ que são hoje, quase todos, de 2,5, HD’s de laptop. E mais. Hoje a interface USB é parte da placa do HD. O produto não é mais uma caixa com um conversor de interface — geralmente SATA x USB - com um HD dentro mas um HD já com conector USB, dentro de uma embalagem geralmente plástica.

Synology é vendedor de NAS — Network Attached Storage — , um conceito que é vendido como panacéia universal, mas que é uma das coisas que menos gosto no mundo. Tratam-se de micro-servidores de arquivos cheios de limitações. Melhor comprar um servidor e instalar um Linux. Serve até Apple File Protocol.

Para a maior parte dos mortais a solução é um DAS - Directly Attached Storage, vulgo HD externo (mas pode ser um array). O carro de luxo é SAN — Storage Area Network, mas quase ninguém tem bala para montar isso.

abraço,

Mario Jorge