[Mac-BR] permissões

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun Mar 21 06:34:57 PDT 2021

Haroldo,

A partir do Catalina o HD visível é feito de dois volumes (você pode ver isso no Disk Utility).

O Macintosh HD, que é read-only. E o Macintosh HD - Data, que é onde fica tudo que pode ser editado pelo usuário e aplicativos.

Tornando curta uma história longa, há duas /Library. Uma que do fica disco do sistema e não é editável. Outra que você pode editar.

A segunda está em /System/Volumes/<nome do HD>/

Em tempo: trocar o nome do HD com o Catalina instalado causa problemas, porque o par [Macintosh HD + Macintosh HD - Data] se desfaz e se perde o usu. Não é teoria, vi na prática.

Um “mais a respeito” a partir de “uma certa versão do sistema” o sistema passou a ser rootless. Nem root mexia. Medida de segurança. Isso atende pelo nome de SIP (System Integrity Protection). Ela podia ser permanentemente desabilitada dando boot em Safe ou Recovery mode (só fiz uma vez) e ficava permanentemente desabilitada. Acho que no Catalina (novamente não anotei, pela falta de necessidade) a SIP só pode ser desabilitada por uma sessão. No restart volta automaticamente.

Abraço,

Mario Jorge