[Mac-BR] permissões

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Sun Mar 21 07:48:31 PDT 2021

Haroldo,

Ainda não tentei, mas deve ser bastante complicado. Outro dia instalei um Catalina em um HD externo (que uso para manutenção) e que se chama Mario Jorge 10.11. Quase troquei o nome, quando me dei conta do que ia acontecer. Vi acontecer com uma cliente, que trocou o nome do Macintosh HD e o conteúdo da pasta de usuário sumiu. Ou melhor, a máquina reabriu com um Home folder vazio.

O Macintosh HD que você vê é um disco virtual que concatena, para fins de uso, os dois discos, o do sistema e o do usuário.

Isso se entende olhando as pastas

/Applications  - todas as Apps
/System/Applications - esses são as Apps da Apple
/System/Volumes/<nome do HD>/Applications - esses são as Apps do usuário

O nome Macintosh HD - Data não está editável em nenhum lugar. É uma manobra, certamente, complexa.

abraço e boa sorte. Se descobrir como, conte a todos por aqui.

Abraço,

mj