[Mac-BR] audio do Macbook - duas questões

Mario Jorge Passos mj at passos.net
Thu Mar 25 07:32:23 PDT 2021

> On 25 Mar 2021, at 09:59, Haroldo Mauro <hmauro at hmauro.com> wrote:
>
> Bom dia.
> Primeira questão:
> “Use audio port for:…(input/output)”  -  não aparece mais nas preferências de audio no meu Macbook novo (Catalina). Isso acabou ou é um defeito?

Onde isso? Nas preferências do sistema há um painel para Input e outro para output e você escolhe a entrada e a saída.

> Segunda questão:
> Se eu estiver ouvindo o som do Mac por um fone plugado na máquina, e retirar esse plug, ao colocá-lo de volta o som permanece nos speakers. Só volta pro fone se eu der restart ou logout. Mesmo com a opção ‘External Headphone’ selecionada, inclusive deselecionada e reselecionada. Nada….

O jack de headphone tem um interruptor acionado pelo plug. Esse jack é _também_ SDPDIF (Sony Phillips Digital Interface), também chamado TOSLINK (Toshiba Sound Link, se não me engano). Se você plugar um cabo digital acende um LED vermelho no fundo do buraco e a saída muda para Digital nas preferências do sistema. As vezes (felizmente, raramente) dá um defeito no interruptor mecânico — acho que causado por plugs de má qualidade — e o audio digital fica ligado direto.

Sobre o problema, às vezes no meu MacBook o audio não comuta automaticamente de headphone para falares e vice-versa, mas mudo manualmente no menu de audio.

Se persistir leve na loja Apple mais próxima se você ainda estiver em NY.

abraço,

mj